APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Entretenimento midiático – Lado Negro do Japão

Entretenimento, às vezes, vira escravidão. Provavelmente, você já deve ter ouvido falar das regras não escritas para todas as modelos japonesas. Se namorar, será publicamente humilhada. Se envelhecer, cairá no esquecimento. Se mate de trabalhar e financie essas corporações que te tratam como uma máquina e não como gente.

No entanto, isso é só a ponta do iceberg. O mundo do entretenimento japonês é cheio de coisas obscuras. Desde envolvimento com a Yakuza até assédio sexual, o entretenimento midiático do Japão é uma verdadeira Caixa de Pandora.

Confira abaixo o que mais rola dentro do mundo do entretenimento japonês:

Uma imagem de pureza e inocência

Espera-se que as Idols sejam, acima de tudo, mais puras do que seres puros e perfeitos, semelhantes a anjos. A imagem de inocência e ingenuidade é muito atraente e forte no Japão.

Entretenimento midiático - lado negro do japão

Claro, isso se aplica a todos os Idols, mas se aplica principalmente as Idols femininas. As Idols têm de dar a impressão de que estão romanticamente desapegadas e sexualmente inexperientes.

Existem vários exemplos de Idols tendo relacionamentos secretos. Se a mídia descobrir essa notícia, a carreira dela acabará. Isso pode ser extremamente estressante para as Idols em seus vinte e poucos anos, por exemplo, que estão na idade em que os relacionamentos amorosos são normais e saudáveis. Rejeitar qualquer tipo de vida sexual e romântica é um grande sacrifício.

Assédio sexual e exploração no entretenimento

Há muitos relatos de Idols sendo assediadas sexualmente por seus empregadores e gerentes da indústria. A maioria sendo homens.

Entretenimento midiático - lado negro do japão

Visto assim, o Japão ainda tem um longo caminho a percorrer no que diz respeito à prevenção do sexismo e o assédio sexual. Isso se reflete no fato de que, apesar dos inúmeros relatos de abuso e assédio, basicamente nenhuma ação é tomada.

A exploração também é outro aspecto negativo que vem com o trabalho de Idol. Muitos não ganham muito mais do que o salário mínimo, enquanto os homens por trás das cortinas fazem fortuna.

Não apenas os Idols são extremamente explorados financeiramente, mas freqüentemente trabalham por longas horas e são exibidos e objetivados.

Ter que lidar com fãs fanáticos e obssessivos

Entretenimento midiático - lado negro do japão

Nesses eventos de bilheteria, há relatos de fãs do sexo masculino agindo indevidamente com as Idols. Porém, isso é visto como apenas parte do trabalho.

Em 2014, dois membros do AKB48 e um membro da equipe foram violentamente atacados por um homem com um serrote.

Ademais, os membros ainda têm cicatrizes. Eventualmente, essa segurança de ataque foi aumentada nesses tipos de eventos. No entanto, este é apenas um exemplo extremo. Existem malucos em todos os lugares.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Entretenimento midiático - lado negro do japão
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Agências de empresários no Japão

Ao contrário, digamos, dos Estados Unidos, onde as estrelas contratam agentes para representá-los, os artistas japoneses são contratados por uma rede secreta de agências e recebem remuneração assalariada. As taxas lucrativas e os contratos de publicidade geralmente vão direto para a agência.

Entretenimento midiático – lado negro do japão

Por sua vez, a agência mima e protege as estrelas, organiza acomodação adequada e orienta ostensivamente sua carreira rumo ao sucesso.

Assim sendo, as agências tem absoluto controle sobre a vida privada das estrelas e a imagem pública. Isso na medida em que muitos artistas são incapazes de se casar.

Em suma, a indústria do entretenimento japonês, ao contrário do que a mídia passa, é um mundo triste e estressante.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?