APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Domótica, o que significa?

A Palavra Domótica vem do latin e se trata de uma contração da palavra (domus) que quer dizer Casa e da Palavra Robótica. Em uma tradução direta temos casa e robótico, porém Domótica é o termo utilizado para se referir ao que hoje comumente chamamos de Automação Residencial.

O termo Automação Residencial se refere ao processo de tornar a atividade de alguns eletrodomésticos e sistemas residências manuais em automáticos.

Desdê a década de 60 a tentativa de invenção de máquinas e sistemas que facilitassem os processos e atividades domesticas é algo que a indústria tem buscado. 

Com o passar dos anos e depois de algumas tentativas e invenções de sistemas e equipamentos que de alguma forma executassem alguns processos residências, mas que por sua vez eram maquinas gigantescas e extremamente caras comumente utilizadas na indústria na época.

Em 1984 que de fato o termo “Casa Inteligente” surgiu criado por uma Associação Americana de Construtores nos EUA. Desde então o termo é utilizado até hoje, apesar de na época as casas inteligentes não se tornarem realidade como vemos hoje.

Em 1990 o primeiro eletrodoméstico controlado através da internet foi uma torradeira ainda com a conexão discada que era a disponível na época. Um feito e tanto para a tecnologia utilizada.

A banda larga foi um dos divisores para o grande avanço do que hoje conhecemos como dispositivos inteligentes ou IoT (internet das Coisas) com as novas possibilidades que a velocidade de conexão entre os dispositivos trouxe a própria indústria passou a desenvolver e fabricar muitos mais dispositivos que de alguma forma se conectam com a internet para que o usuário tenha mais controle e informação do estado de funcionamento.

A segunda invenção que contribuiu para o grande avanço tecnológico que junto da internet mudou a forma como hoje nos comunicamos e executamos a grande maioria das atividades diárias foi o Smartphone o telefone inteligente possibilitou o desenvolvimento de inúmeros aplicativos. Aplicativos em diversas indústrias e seguimentos para diversas aplicações e finalidades, todos para facilitar e expandir as possibilidades, seja de controle ou gerenciamento.

É difícil imaginar alguma atividade ou tarefa diária que não envolva a internet ou algum aplicativo específico para isso, e mesmo que não dependa exatamente de um aplicativo, é bem provável que exista um para o auxílio desta atividade específica, pedir um carro ou táxi, pedir comida, pedir bebidas, efetuar pagamentos e transferências bancarias são algumas das atividades, que foram revolucionadas com a internet e os Smatphones.

A domótica que antes era mais uma ideia do futuro para conectar os dispositivos e sistemas da casa, com a internet e o Smartphone foi possível avançar em grande escala as tecnologias para controlar a residência e então nasce de fato a Automação Residencial.

Hoje as residências possuem tanto sistemas analógicos como sistemas digitais, a própria energia elétrica que utilizamos para ligar nossos equipamentos e iluminação é analógica. O Wi-fi, Televisões, Decoder de TV e outros dispositivos são digitais, que possuem de alguma forma algum sistema controlado por um chip ou algo programável, tornando possível a integração entre esses dispositivos para a automação.

Já os sistemas analógicos, como a própria iluminação, dependem de módulos controladores que por sua vez são digitais e funcionam como uma ponte para a comunicação da iluminação com os demais sistemas da casa e assim é com as centrais de Ar-condicionado analógicas e outros sistemas.

Para unificar todos esses sistemas presentes na residência em um único aplicativo temos a Central de Automação que é basicamente o cérebro que entende todos as formas de comunicação presentes em uma residência, seja ela analógica ou digital, é basicamente uma biblioteca com a linguagem de programação de dispositivos e sistemas residências disponíveis para programação dos sistemas.

A central é a responsável pelo controle de todos os sistemas, e nela que ficam armazenadas todas as programações, ela também fornece um aplicativo totalmente intuitivo para o controle dos sistemas unificando, Iluminação, Persianas, Ar-condicionado, controle de dispositivos, Áudio e Vídeo, e de Segurança.

As personalizações dos sistemas da residência ficam todas armazenadas na central, cada usuário do sistema pode ter uma personalização própria onde é possível escolher qual o perfil de iluminação ideal em cada ambiente, a temperatura de cada ambiente, a posição das persianas, as medias preferidas, musicas, a visualização dos canais preferidos nos favoritos entre outras opções de controle. As possibilidades são inúmeras e podem ser feitas direto do próprio aplicativo.

Com a Automação residencial é possível controlar a maioria dos sistemas presentes em uma residência, os sistemas mais comuns são:

  • Automação de Iluminação
  • Automação de Persianas e Cortinas
  • Automação de Ar-condicionado
  • Automação de Equipamentos de Áudio e Vídeo (TV, Receiver, Sistemas de Som ambiente, etc).
  • Sistemas de Segurança (Alarme, Câmeras de Segurança, Fechaduras inteligente).

Estas são alguns dos sistemas mais comuns que são integrados no Sistema de Automação Residencial, outros sistemas que podem ser adicionados na automação e estão presentes em algumas residências são: Movimentadores de TV, Flaps de embutir, TV no forro de gesso, Lifit de embutir o projetor no forro de gesso, Telas de projeção, portões automáticos, e sistemas de irrigação de jardim.

Toda a previsão, instalação, e planejamento de um sistema de automação Residencial deve ser feito por um profissional especialista, uma Empresa de Automação Residencial pode ajudar a entender as reais necessidades dos proprietários seguindo seu perfil e sugerindo as soluções mais adequadas, assim como apresentar e projetar toda a infraestrutura necessária para a integração de todos os sistemas que estarão presentes na automação. 

Um projeto profissional é indispensável para o perfeito funcionamento de todos os sistemas, ainda mais em residências maiores onde o número de sistemas e dispositivos costuma ser bem alto.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?