APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Conheça os dados gerais mais profundos do Japão

Você conhece todos os dados gerais e profundos do Japão? Neste artigo, vamos ver diversos dados como quilometragem, população, PIB, bandeira, dados econômicos e outros. Um artigo bastante genérico com os principais dados do país.

A bandeira do Japão exibe um círculo que representa o Sol e é utilizada desde 1870. Já sabemos que o Japão é um país de primeiro mundo, com uma economia gigante, dono do terceiro maior PIB do mundo em 2016.

Assim sendo, posso perguntar, você sabe o que isso significa? Creio que muitos vão responder que é um país líder no mundo, ou que o Japão tem uma economia muito bem estabelecida e crescimento constante de seus atributos. Será realmente?

Dados que divulgam sobre o Japão

Podemos dizer que o quê nos informam na televisão e na maioria dos sites são apenas dados “brutos”, ou seja, sem ser refinados. Isso não quer dizer que sejam inúteis, mas também quer dizer que são vagas em certo sentido.

Hoje vamos tentar ver mais a fundo alguns dados do Japão. Por exemplo, podemos afirmar que o Japão tem uma enorme economia. Mas tem outras informações que eles não divulgam. Por isso estou aqui, para ajudar você a aprender mais sobre o Japão, e não ficar divagando com apenas dados vagos e que não ajudam muito. Então, vamos começar.

Dados gerais sobre o Japão

Primeiramente, sabemos que ele fica na Ásia, mas precisamente na Ásia Oriental, não é levianamente que costumam dizer que “o Japão fica no outro lado do mundo”. Sua área de superfície, em quilômetros quadrados (Km²), é igual a 377 930, não é bom perguntar como eles sabem disso.

Um dado interessante, é a população que mora no Japão (em 2017), eram 127 484 000 de pessoas, isso mesmo, não é em vão que eles tem um problema sério com superlotação.

Sua densidade populacional (em 2017) chegava a 349,7 pessoas/km². Só a título de comparação, os Estados Unidos em 2017, tinha densidade populacional de 32.21 pessoas/km², já o Brasil, também em 2017, tinha 24.81 pessoas/km²

Agora uns dados menos óbvios. Para começar a proporção de mulheres e homens fica em 95,4 mulheres/100 homens. A população da capital Tóquio é 9 237 000 de pessoas em 2015. A moeda do Japão é o Iene.

Para quem assiste animes, essa não é uma notícia nova, mas vale estar aqui mesmo assim. A taxa de câmbio do Iene (por US $) é 116,8. Ou facilitando o entendimento, 1 Iene japonês equivale a 0,00856164383561 (arredondado para, 0,0086) Dólar Norte Americano (em 2017).

Conheça os dados gerais mais profundos do japão
  • Capital: Tóquio
  • População: +- 127.000.000 de habitantes
  • Regime de Governo: monarquia parlamentarista
  • Monarca: Imperador Akhito
  • Religião: xintoísmo, budismo
  • Idioma: japonês, nihongo, 日本語
  • Moeda: iene, yen, en, 円

A bandeira do Japão

A bandeira do Japão exibe um círculo que representa o Sol e é utilizada desde 1870. A bandeira do Japão tem um formato retangular branco com um grande disco vermelho no centro com tamanho 2:3. Ela é oficialmente chamada de Nisshōki [日章旗 bandeira do sol], embora seja mais conhecida como Hinomaru [日の丸 disco solar].

Conheça os dados gerais mais profundos do japão

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Conheça os dados gerais mais profundos do japão
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Dados econômicos do Japão

Depois de informações de cunho geral, vamos para informações focadas na economia dessa nação. Não pretendo tornar isto em um livro de matemática, onde vemos milhares de números e poucas letras, no entanto quando discutimos coisas como economia, é preciso.

Para começar precisamos saber que o PIB japonês em 2017, foi de incríveis 4,383 076 trilhões de dólares, com taxa de crescimento do PIB de 1,2% anual. Sim, uma grande país precisa de números à altura. Todo esse dinheiro tem suas origens, e o Japão tem 3 setores principais, são eles:

Agricultura: tal setor é pequeno no Japão se comparado ao Brasil ou Estados Unidos, mas tem sua importância relevante. Esse setor contribui em 1,2% na economia. Esse setor também é responsável por gerar 3.7 dos empregos no país.

Indústrias: responsável por uma grande parte da receita do país. Esse setor sozinho contribui com 26,4% da economia, afinal este país é famoso por suas grandes fábricas e sua mão de obra disciplinada. Com essa dimensão, a indústria do Japão gera 26,5% dos empregos no país.

Serviços e outras atividades: apesar de ser listado em apenas um tópico, este setor inclui vários ramos e se estende para dezenas ou centenas de outros negócios, que englobam setores de TI, engenharia, desenvolvimento, pesquisas, etc.

Vários outros, mas não é relevante especificar eles nem suas informações. Por isso está listado como apenas um tópico. Esses setores são responsáveis por uma grande porcentagem na economia, que chega a alcançar 72,4% da receita, e gera 69,8% dos empregos. Este, assim como em vários outros países, é o principal setor no Japão.

Comércio internacional do Japão

Para finalizar, veremos algumas informações sobre o comércio do Japão com os outros países, este é um tópico interessante, pois o Japão passou cerca de 200 anos em uma espécie de isolamento. E só veio sair do mesmo em meados do século XIX. Pode parecer muito 150 anos, mas para a história de um país, isso surte um efeito gigantesco.

Se formos comparar, a II guerra mundial tem quase 80 anos, já a I guerra mundial, quase 100 anos, e elas constantemente afetam relações internacionais e várias políticas ao redor do mundo. Enfim, vamos ao que interessa.

Os maiores parceiros comerciais do Japão são a China e os Estados Unidos, os dois revezam na liderança dessa parceria com o Japão nas importações e exportações. No caso da importações do Japão, a China lidera com 25,8% do total realizado pelo Japão, os EUA vem em segundo lugar com 11,4% do volume total.

Já nas exportações o cenário se inverte, com os EUA liderando com 20,2% do total, e a China vem em seguida com 17,6%. Esses dados são do ano de 2016.

Conheça os dados gerais mais profundos do japão

Balança comercial do Japão

Balança comercial, é um termo usado para designar a relação entre importações e exportações que um país fez durante um período de tempo, no nosso caso usaremos ano como esse período.

O Japão exporta mais do que importa, isso gera um superávit, o que é extremamente importante para o país, já que mostra e define a força que a economia tem, isso quer dizer, quanto mais exportações mais a economia cresce e maior ela fica, afetando assim o país inteiro em todos os níveis. Colocando em números temos o seguinte:

  • Tráfego de importações que o Japão realizou: 606 924 000 000 Dólares Americanos;
  • Tráfego de exportações que o Japão realizou: 644 932 000 000 Dólares Americanos;

Com esses dois números gera um terceiro, que é a subtração das exportações pelas importações. Se o resultado for positivo, chamamos de superávit, se for negativo, chamamos de déficit. No caso do Japão existe um superávit de 38 008 000 000 dólares Americanos. Um número relativamente alto.

Existem vários outros dados específicos sobre o Japão, mas não irei colocá-los aqui pois ficaria tedioso e cansativo. Por isso finalizaremos este post por aqui.

Comenta aí embaixo se você procurava alguma informação que não encontrou aqui, e caso gostou do post e aprendeu coisas novas continue frequentando o site, pois sempre tem novas postagens. Até a próxima, e obrigado a você, meu caro leitor, por ler até aqui.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?