APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Como os alunos fazem a limpeza das escolas no Japão?

Penso que a maioria das pessoas está cientes que no Japão os alunos são responsáveis pela limpeza das escolas. No Japão todos são responsáveis por manter a escola limpa! Nesse artigo vamos aprofundar nesse assunto.

Não costuma existir funcionários e às vezes até mesmo o diretor da escola ajuda nos cuidados e manutenção do Colégio. Isso acontece desde o próprio fundamental e perlonga até a faculdade, não importa se a escola é pública ou particular.

Osouji Jikan - Hora da Limpeza nas escolas japonesas

No Japão essa prática onde os alunos limpam as escolas é chamada de OSOUJI JIKAN [お掃除時間] que significa literalmente hora da limpeza. Durante os primeiros anos de escola os alunos fazem a refeição em sala de aula e depois as limpam juntos.

Essa tradição de ensinar os alunos a limpar as escolas é tão comum que os japoneses acham estranho ao descobrir que nas escolas no ocidente os alunos não fazem limpeza.

Até mesmo na lista de material escolar existe um objeto chamado zokin (pano) que assusta os estrangeiros que desconhece o costume de limpar as escolas. Alguns estrangeiros até pensam que isso é trabalho e que os alunos não deveriam fazer isso.

Na escola, o aluno não estuda apenas as matérias, mas aprende também a cuidar do que é público e a ser um cidadão mais consciente! Ninguém reclama porque foi sempre assim. — Toshinori Saito

Limpeza, escolas, alunos, japão

Curiosidades sobre a Limpeza nas escolas do Japão

Os alunos costumam ser organizados em grupos e rodízios para que todos possam fazer tarefas diferentes e que ninguém fique com a mesma tarefa. No ensino médio os alunos costumam ser designados a cuidar de determinada parte da escola.

Eles fazem a limpeza de praticamente tudo na escola, cuidam da sala, banheiros, piscina, quadra de esporte, etc. Além disso, eles cuidam do jardim, plantações e animais de estimação que existem nos colégios. Os alunos sustentam as escolas!

Três vezes por ano os estudantes se organizam para fazer uma limpeza de bairro chamado de chiiki seiso. Nessa limpeza os alunos saem para varrer e pegar o lixo no bairro e ao redor da escola. A classe é dividida em han (pequenos grupos), onde cada um é responsável por limpar determinada área.

A cada semestre existe uma limpeza geral chamada de osoji (grande limpeza). Toda escola se reuni para realizar uma limpeza geral com acompanhamento de uma música. Às vezes alunos mais velhos são solicitados para ajudar crianças a fazerem a limpeza da sala.

Como os alunos fazem a limpeza das escolas no japão?

Verdades sobre a Limpeza nas escolas japonesas

Nem tudo é como as notícias e os jornais ocidentais falam. Percebo diversas informações alteradas com relação ao sistema de limpeza escolar do Japão. Primeiro de tudo, nem todas as escolas são iguais, então é comum haver diferenças.

Existem certas generalizações com relação a isso, mas geralmente os alunos limpam toda escola, às vezes até mesmo limpam o bairro e os arredores da escola com os pais. Veremos ver agora algumas mentiras e verdades.

Não existe zelador nas escolas do Japão?

É mentira, as escolas possuem, sim, funcionários não docentes chamados de yomushuji ou shuji. Crianças no primário não conseguem deixar a escola 100% limpa, por isso existem responsáveis por limpezas específicas e manutenções.

Às vezes esses funcionários também fazem outras atividades no colégio, ou são professores e diretores. Algumas escolas até contratam serviços profissionais para resolver determinadas situações como pintura e jardinagem.

Ainda assim, os alunos são responsáveis por grande parte do funcionamento e organização das escolas. Alguns cuidam até mesmo da própria enfermaria, se medicam e cabulam aula nesses locais fingindo que estão doentes.

Como os alunos fazem a limpeza das escolas no japão?

Os alunos limpam os banheiros das escolas no Japão?

De certa forma, sim, mas algumas tarefas são de responsabilidade dos shuji. As coisas são bastante diferentes no ensino fundamental e médio, nem todos os alunos fazem limpeza juntos diariamente.

Às vezes apenas um grupo de alunos da escola fica responsável por limpar todo banheiro. Nenhum aluno questiona algo que é tão comum, apesar de ser meio óbvio que não é agradável lavar banheiros, principalmente os entupidos.

Não existe refeitórios nas escolas do Japão?

Em muitas escolas do primário e fundamental não existem refeitórios, porém em algumas escolas e nas escolas do ensino médio costumam, sim, existir refeitórios.

Algumas escolas possuem máquinas de vendas e vendem refeições, mas a cultura de trazer o lanche de casas e da limpeza não muda. Algumas escolas têm até mesmo regras do tipo de alimentação que pode ser consumido.

Limpeza, escolas, alunos, japão

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Como os alunos fazem a limpeza das escolas no japão?
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Pais ajudam na limpeza aos arredores da escola

O Japão já ficou famoso no mundo pelos alunos limparem a escola e cuidarem da própria refeição. Na escola, o aluno não estuda apenas as matérias, mas aprende também a cuidar do que é público e a ser um cidadão mais consciente! Ninguém reclama porque foi sempre.

Mencionamos também que 3 vezes por ano os estudantes se organizam para fazer uma limpeza de bairro chamado de chiiki seiso. Nessa limpeza os alunos saem para varrer e pegar o lixo no bairro e ao redor da escola. O que não destacamos é que até mesmo os pais participam de eventos desse tipo.

Os pais são convidados a participar com os filhos em eventos como a limpeza dos arredores da escola, principalmente antes do ensino médio. Não acredito que seja em todas as escolas, ou que todos os pais sejam obrigados a participar dessa limpeza. Os professores sempre deram apoio na maioria dessas ocasiões.

O vídeo abaixo mostra o evento onde os pais e filhos limpam os arredores da escola:

O Caipira no Japão até mencionou que essa atitude é uma receita para tirar o Brasil da lama. Fazer com que os jovens e os adultos respeitem o patrimônio público é algo fundamental para o país avançar e progredir. Algo que infelizmente não acontece no Brasil. O Japão é um verdadeiro exemplo nesse sentido!

Essa não é a única vez que os pais participam de algo na escola, um evento muito famoso que costuma reunir pais e filhos é o Undokai, uma espécie de gincana e competição esportiva entre turmas. Os pais também podem estar presentes no Bunkasai e nas cerimônias de entrada e graduação da escola.

Os professores também se esforçam em criar um bom relacionamento de pais e filhos por meio de visitas domesticas e reuniões rotineiras com os pais. Infelizmente, nem todos os pais se esforçam em ter uma boa relação com os filhos, e nem todas as escolas se preocupam com isso.

Não pense que só porque os pais estão presentes na infância das crianças no colégio, que as coisas funcionam 100%. Existem muitos problemas sociais e de relacionamentos, principalmente durante a vida escolar.

Como os alunos fazem a limpeza das escolas no japão?

Posição de Limpeza - Zoukingake

As crianças do Japão costumam realizar a limpeza em uma posição chamada de zoukingake (雑巾掛け). Eles se ajoelham e colocam ambas as mãos sobre o pano molhado, elevando suas extremidades traseiras de modo que seus torsos fazem um ângulo de 35 a 45 graus com o chão.

Desde cedo as crianças são educadas a realizar a limpeza. Isso é algo tão normal e benéfico que hoje em dia até famílias ricas não costumam pagar empregadas. Essas foram algumas curiosidades com relação à limpeza das escolas no Japão. Espero que tenham gostado, agradecemos aos comentários e compartilhamentos. xD

Recomendamos ler também:

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?