APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Como conseguir um emprego no Japão?

Já sonhou trabalhar no Japão sem nenhuma descendência e em áreas de seu interesse? Conseguir um emprego no Japão não é uma tarefa fácil já que a maioria deles exigem estar morando no Japão e ter um conhecimento nos idiomas japonês e Inglês, mas neste artigo vamos ver como você pode conseguir um emprego no Japão até mesmo sem estar morando lá.

Requisitos para conseguir emprego no Japão

Se você já mora no Japão e quer um emprego diferente as dicas neste artigo também vão ser de grande ajuda para você! O primeiro requisito é ter conhecimento no idioma japonês ou inglês e se souber os dois melhor ainda.

Em segundo lugar você precisa ter conhecimento e experiência em alguma área como turismo, idiomas, engenharia, designer, programação, publicidade, tecnologia, etc. Ser especializado em alguma área vai abrir portas para você encontrar o emprego que deseja.

E não basta ter conhecimento no idioma e em determinada área se você não correr atrás! Você precisa correr e correr muito, conversar com pessoas, procurar várias opções, fazer diferentes pesquisas e persistir!

Atualmente mais de 2 milhões de estrangeiros vivem legalmente no Japão, muitos não possuem ascendência japonesa.

Como conseguir um emprego no japão?

Aonde procurar o emprego no Japão?

Agora que você sabe os requisitos para conseguir um emprego no Japão, onde encontra-los? Abaixo vamos deixar uma lista de sites para você encontrar os empregos desejados:

  • Gaijinpot - Site especializado em empregos para estrangeiros;
  • JREC-In - Site recomendado para quem já tem mestrado ou doutorado;
  • JobsinJapan Adora - Outro site famoso para se procurar empregos no Japão;
  • Craigslist - Site mundialmente famoso para encontrar empregos em qualquer lugar do mundo. 
  • Daijob - Site para pessoas que possuem fluência em japonês para competir vagas com japoneses;
  • Carreira-Cruz - Recomendado para empregos bilingue.    
  • Active connector - Empresa que serve como ponte para estudantes estrangeiros encontrarem empregos no Japão;
  • Mais Oportunidades de Emprego no jooble.org

Conseguir um emprego no Japão não é algo de outro mundo. É como em qualquer país, você mostra seu currículo, suas habilidades e faz uma entrevista. As empresas procuram pessoas flexíveis, que são capazes de adaptar-se a situações e mudanças. Ter uma graduação vai ajudar muito na hora de conseguir um emprego. Lembre-se que você vai receber muitos não antes de um sim!

Como é de se esperar, 90% dos empregos encontrados neste site requerem que você esteja no Japão. Então como um estrangeiro que mora no Brasil pode conseguir um emprego diretamente no Japão?

Como conseguir um emprego no japão?

O grande mito do visto para descendentes

As pessoas acreditam que o Japão é um país fechado, que só deixa descendentes morarem e trabalharem no país, mas isso é uma grande mentira. É verdade que os descendentes japoneses possuem facilidades para obter visto, mas nada além da obrigação do Japão proporcionar essas facilidades.

Morar no Japão não é diferente de tentar morar nos EUA, Europa ou qualquer outro país. Até mesmo para trabalhar e morar no Brasil as coisas não são fáceis como alguns imaginam. Dizem que o Japão deixa as coisas mais duras para os brasileiros porque os brasileiros também dificultam as coisas para os japoneses em relação a visto e imigração.

Praticamente todo país não importa se é Japão ou frança, os descendentes sempre vão ter privilégios e facilidades para obter o visto de moradia. Só não pense que o Japão é mais fechado que os outros países, na verdade ele é um dos mais abertos com um número gigantesco de estrangeiros do mundo inteiro vivendo no país.

O motivo das pessoas acreditarem que apenas descendentes podem morar no Japão, é porque a maioria das empreiteiras que fornecem trabalho em fábricas preferem escolher descendentes pela facilidade de requerir o visto.

Como conseguir um emprego no japão?

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Como conseguir um emprego no japão?
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

E quem não está no Japão? O que fazer?

É mil vezes mais fácil você conseguir um emprego estando presente no Japão. É muito difícil encontrar uma empresa que cuide de seu visto com você estando no Brasil, mas não é impossível! Por isso continue conversando e procurando... Esse caminho vai ser mais fácil caso você tenha contatos no Brasil e no Japão com empresas relacionadas a sua área.

Você não precisa encontrar um emprego primeiro para conseguir o visto e ir pro Japão, você pode fazer o caminho inverso. Você pode pagar um curso de japonês por 6 meses ou um ano e durante sua estadia lá procurar por empregos. Até mesmo com um visto de turismo é possível encontrar uma empresa que deseje te contratar e assim dar entrada em seu visto de trabalho que pode durar 1 ou 3 anos. Só recomendamos ter cuidado ao fazer isso com visto de turismo, o processo de conseguir o visto de trabalho pode ser longo.

A melhor maneira de conseguir um emprego no Japão sem ser descendente é durante sua estadia como aluno no Japão. Existem inúmeras bolsas que podem financiar cursos e faculdades no Japão. Durante esse tempo você deve se dedicar, fazer pesquisas, participar de entrevistas para encontrar um emprego que forneça o visto de trabalho. Vale lembrar que alguns tipos de visto proíbem que você faça trabalhos remunerados no Japão, então obtenha o visto de trabalho antes de começar a trabalhar.

Abaixo vamos deixar um vídeo de nosso amigo Rodrigo Coelho que teve a oportunidade de conseguir um emprego no Japão sem nenhum tipo de descendência. Ele vai explicar mais detalhes sobre esse assunto: (Carta modelo para enviar para um sensei.)

Recomendamos ler nosso artigo mostrando que é possível morar no Japão sem trabalhar em fábricas.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?