APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Como é a xenofobia, racismo e preconceito no Japão?

Preconceito, xenofobia e racismo é algo que existe em qualquer lugar ou país do mundo. Não importa a nacionalidade, religião, cor, cultura, tradições e estilo de vida, as pessoas sempre vão passar por situações frustrantes. Como elas acontecem no Japão?

Falar sobre isso é delicado, visto que os japoneses são conhecidos por sua educação, hospitalidade, além de serem tradicionais. Neste artigo vou tentar abordar diversos pontos com respeito ao preconceito ou racismo no Japão.

Recomendamos também assistir nosso vídeo sobre racismo e preconceito no Japão e seguir nosso canal:

O que é xenofobia, racismo e preconceito?

Antes de começar a falar sobre o assunto, precisamos explicar o significado e ver as diferenças de xenofobia, racismo e preconceito. Veja abaixo uma breve descrição do assunto:

  • Preconceito é um sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância. É uma opinião crítica, uma atitude discriminatória perante pessoas, culturas, lugares ou tradições;
  • Racismo é uma crença e ideia baseada na hierarquia de raças e etnias, onde pessoas se consideram superiores ou puros;
  • Xenofobia é a desconfiança, temor ou antipatia pelo que é incomum ou vem de fora do país;

Infelizmente as pessoas acabam confundindo o comportamento cultural dos japoneses com preconceito. E também acabam generalizando casos isolados e dizendo que japoneses são preconceituosos.

Japoneses acabaram ganhando essa fama, sendo que eles que são vitimas de preconceito e piadinhas aqui no Brasil. Preconceito existe em qualquer lugar, dizer que um povo é preconceituoso na realidade é como dizer: Eu sou preconceituoso.

Como é a xenofobia, racismo e preconceito no japão?

Os japoneses são preconceituosos?

Existem japoneses preconceituosos da mesma forma que existem brasileiros preconceituosos. Mesmo que você acabe se deparando com uma pessoa preconceituosa ou racista, você vai acabar se tornando uma atração, exatamente por ser diferente.

Quem realmente conhece o Japão, sabe que ele é famoso por sua hospitalidade, educação e respeito com próximo. Ser estrangeiro no Japão, pode acabar sendo uma experiência mais que positiva.

O grande problema é que os japoneses são tímidos, muitos vão acabar te encarando, basta você ter a iniciativa de conversar com eles, principalmente se você souber japonês, vai acabar descobrindo como os japoneses são bons amigos.

Apesar do Japão ser um país louco por coisas novas e diferentes. Infelizmente muitos japoneses são tradicionais e gostam do padrão. para alguns, quando algo é diferente eles acabam evitando e até excluindo.

Isso não significa que eles não gostam de estrangeiro, essa forma de preconceito acontece entre eles mesmo, alguns japoneses tradicionais demais e de mente fechada acabam tratando diferente pessoas que não tiveram um ensino superior, desempregados, otakus, pessoas com tatuagem, etc.

Podemos notar isso por meio de acontecimentos de ijime (bully) nas escolas. Às vezes a pessoa pode ficar sem emprego decente o resto da vida apenas por um erro cometido. Algumas empresas ou pessoas levam a sério as coisas e estilo de vida de alguns.

Por outro lado, a maioria dos japoneses não se importam nem um pouco, por isso o Japão é um país cheio de loucuras e coisas estranhas, porque a maioria não se importa com seu estilo de vida. A maioria dos japoneses não costumam se envolver na vida dos outros nem deixa outros se envolverem.

Como é a xenofobia, racismo e preconceito no japão?

Confusões sobre preconceito no Japão

A maioria desses casos pode acabar sendo inveja. Até mesmo garotas de peito grande acabam sofrendo preconceito de outras garotas que são tábua... Dessa forma chegamos a conclusão que não existe um padrão para ser aceito por certos tipos de pessoas na sociedade.

O melhor a se fazer é ignorar esse tipo de pessoa. Se os próprios japoneses acabam sofrendo esse tipo de preconceito, é normal esperar que possa acontecer conosco. Vale lembrar que às vezes alguns insultos podem até não ser intencionais.

Da mesma forma que fazemos brincadeiras sem graça com outros brasileiros e eles não levam a sério, algum japonês pode levar a sério e ficar magoado. O contrario também acontece, às vezes você pode ouvir algo ou ser tratado de uma maneira que se sinta magoado.

Como é a xenofobia, racismo e preconceito no japão?

Outra coisa que faz as pessoas pensarem que japoneses são racistas é o simples fato do Japão ser bem rígido na entrada de estrangeiros para morar. O Japão rejeitou até mesmo entradas de refugiados. O Japão se sente inseguro com os estrangeiros, graças aos inúmeros incidentes que acontece.

Algumas pessoas nos trens acabam não sentando perto de estrangeiro, alguns é por medo de não conseguir se comunicar. Outros costumam conversar entre si e você pode acabar ouvindo a palavra gaijin (abreviação de estrangeiro).

Pessoalmente acho normal, quando vejo um estrangeiro aqui eu falo, ele é estrangeiro, sem medo ou vergonha de nada. No Japão é raro mais você pode encontrar pessoas que odeiam ocidentais, por diversos motivos além de cultural, o que aconteceu na guerra, bomba nuclear, etc.

Por outro lado você encontra diversas tendências que surgiram do ocidente. O Japão ainda está em um longo processo de ocidentalização. É notável destacar que estrangeiros sem descendência sofrem menos preconceito que decendentes.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Como é a xenofobia, racismo e preconceito no japão?
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Ultrapassando limites do preconceito

Outra coisa que levanta bastantes questionamentos com respeito a xenofobia, é o fato de alguns lugares separarem ou proibirem a entrada de estrangeiros. E alguns estrangeiros não conseguirem certos tipos de serviços e atividades.

Exclusividade em algumas coisas pode existir em qualquer país, o melhor a se fazer é dar a volta por cima. Alguns brasileiros fizeram isso e tiveram sucesso no Japão. Muitos brasileiros abandonaram serviços em fábrica e montaram seu próprio negócio.

Diversos outros aprendem a cultura e idioma e conseguem um emprego e estilo de vida que até mesmo japoneses não tiveram condição de alcançar. Ricardo Cruz é outro exemplo, ele se tornou cantor de uma banda japonesa mostrando que não existem limites para o sucesso no Japão.

Por isso, corra atrás dos seus sonhos e tenha sucesso! Não fique se preocupando com coisas idiotas tipo preconceito de alguns invejosos. Geralmente as pessoas que ouço reclamarem dos japoneses não são flor que se cheira.

Como é a xenofobia, racismo e preconceito no japão?

Brasileiros e o preconceito contra asiáticos

Brasileiros acabam reclamando de preconceito, porém de maneira exagerada. Já alguns brasileiros reclamam que sofrem mais preconceito de próprios brasileiros que moram no Japão do que de japoneses.

Infelizmente isso é compreensível, visto que ao cometer um delito ou crime, o brasileiro acaba aparecendo na TV manchando o nome de todos os brasileiros.

Isso acabou gerando uma má fama para os brasileiros. Até em algumas lojas, japoneses ficam atentos ao se deparar com estrangeiros, principalmente brasileiros devido aos roubos que alguns cometem.

É até aceitável a reação de alguns japoneses sentirem desconfiança, temor ou antipatia por estrangeiros que não seguem a mesma cultura ou possuem os mesmos conceitos de educação e moral.

Antes de brasileiros falarem de preconceito ou xenofobia, eles deveriam pensar se não estão tratando de forma diferente os asiáticos que moram no Brasil. O vídeo abaixo retrata bem isso, claro que muitas vezes não é intencional.

O Brasil tem mais 500 anos de história, multicultural e com pessoas de todos os tipos, ainda não conseguiu resolver esse problema de preconceito, seja religioso, racial ou social. Agora, por que reclamar de um país que não tem nem 200 anos que se abriu ao mundo, e que passou por diversas dificuldades?

Negros no Japão sofrem racismo?

A cor não vai fazer diferença no tratamento que os japoneses hospitaleiros e educados tem com o próximo. Muitos afirmaram que o Japão ama negros, alguns disseram que nunca foram tão bem tratados e nunca tiveram problemas com discriminação.

Paulo, um brasileiro disse que ao andar nas ruas do Japão as pessoas o observavam, não com olhar de desprezo mais de admiração, eles sorriam, cumprimentavam. Paulo chegou a dizer que o Brasil tem muito a aprender e crescer.

Outro exemplo de que Negros podem se dar bem no Japão foi do Brasileiro Roberto Casa Nova. Em 2010 ele foi eleito como o melhor cantor de karaokê de todo Japão dentre 85.000 candidatos.

Alguns negros que moram no Japão, disseram ter medo de voltar ao ser país de origem devido ao racismo, e afirmaram que se sentem mais confortáveis e seguros no Japão.

Vou citar um caso que aconteceu com respeito ao Japão ser racista contra negros. Alguns anos atrás surgiu uma imagem de um pudim de chocolate chamado Nigga que é uma gíria em inglês que significa negro.

Porém não passava de uma montagem e o verdadeiro nome do produto era giga. Se algo assim aconteceu, imagina o número de casos generalizados ou inventados que surgiram e foram espalhados?

Como é a xenofobia, racismo e preconceito no japão?

O Japão é mais preconceituoso que outros países?

O Japão está longe de ser um país preconceituoso e racista em comparação com diversos outros países. Alguns lugares como EUA, Reino Unido, Rússia e até a Australia são apontados como os países mais racistas e preconceituosos do mundo, dominando o ranking.

Pessoas ruins existem em qualquer país, eu acho uma idiotice sem tamanho pessoas definirem países inteiros como racistas e preconceituosos. Isso não passa de uma generalização das pessoas, por causa de poucos o restante paga o sapo?

Por exemplo, Japão ganhou a fama de ter um alto índice de suicídio, por isso alguns brasileiros tem a tendência de dizer que no Japão as pessoas são infelizes. Tudo isso porque 16 pessoas se suicidam a cada 100.000 habitantes? E o restante das 99 mil?

Eu passei a minha vida inteira no Brasil sofrendo preconceito e sendo tratado diferente devido a meu estilo de vida, aparência, religião e gostos. E o pior, sou tratado diferente por não gostar ou não fazer coisas que considero erradas.

Sinceramente, sempre que vejo algum brasileiro dizendo que japonês é xenofóbico, preconceituoso ou racista, essa pessoa está falando dela mesma. Até porque, não se deve rotular uma nação cheio de pessoas únicas, isso sim se chama racismo, preconceito e xenofobia!

Preconceito, Racismo e Xenofobia na mídia japonesa - Animes e Dramas

O preconceito, racismo e xenofobia é bastante abordado de forma direta e indireta na mídia japonesa. Na maioria dàs vezes é abordado em filmes, doramas e principalmente em animes e mangás onde a realidade não é valida, então se utiliza esse tema de forma discreta utilizando robôs ou raças alienígenas.

Muitos animes também mostram esse tema de forma direta através do bullying nas escolas. Veja a lista de alguns animes que abordam temas sobre preconceito, xenofobia e racismo:

  • Aldnoah.Zero - Mostra o ódio e diferença entre os humanos e os aliens(aparência de humanos);
  • Ghost in the Shell - Mostra crise de refugiados no Japão;
  • Code Geass - Mostra o preconceito e o racismo que os japoneses sofrem;
  • Nagi no Asukara - Aborda bem o tema racismo;
  • Yamada Taro Monogatari - Dorama que aborda a diferença de classe social;

A lista é muito grande e se estende muito mais. Vale lembrar que os animes e doramas também mostram que não existe preconceito, apresentando assim diversos personagens com personalidade peculiar, homens afeminados, mulheres poderosas, etc.

Muitos estrangeiros também aparecem nessas obras, mesmo que às vezes eles acabam exagerando no sotaque estrangeiro. Animes também mostram imparcialidade pelas inúmeras cores, tamanhos e estilos de cabelo, pele, roupa, etc. Além disso muitos animes e filmes acabam retratando historias que se passam fora do Japão, e costumam apresentar diversos elementos culturais de outros países.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?