APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Apartamento no Japão – É pequeno ou prático?

Você já perguntou com é um apartamento no Japão? Será que eles são realmente pequenos como mostram na TV?Ou será que é mais um estereotipo criado pelos ocidentais? Já perguntou qual o tamanho ou suas características?

Neste artigo, vamos tentar entender como realmente são os apartamentos japoneses chamados de apaato [アパート] e suas príncipais características e curiosidades. Espero que gostem dessa pequena reflexão.

Os apartamentos no Japão são realmente pequenos?

Antes de começarmos eu quero deixar claro que existem infinitos tipos de apartamentos no Japão, desde pequenos como gigantescos que ocupam um andar inteiro de um prédio. Tudo depende do poder aquisitivo e da localização.

As regiões de Tokyo possuem uma população gigantesca de quase 30 milhões de habitantes, isso torna lógico a existência de apartamentos minúsculos. Já em cidades pequenas e outras províncias os apartamentos podem variar de tamanho e até mesmo ultrapassar o padrão ocidental.

Existem muitas variáveis a respeito deste assunto, ao ler o artigo você vai entender o porquê muitos preferem apartamentos pequenos ao invés de apartamentos e casas grandes ou gigantescas.

O fato é que no Japão não falta espaço, 80% do país é composto de florestas e montanhas, e apenas 8% da população japonesa vive em áreas rurais. Mostrando que os japoneses se espremem de propósito.

Caso queira saber mais sobre o tamanho das casas japonesas, leia nosso artigo que responde a pergunta: As casas japonesas são realmente pequenas?

Apartamento no japão - são pequenos ou práticos?

Características dos apartamentos japoneses

A primeira coisa que podemos reparar ao entrar em um apartamento no Japão é o genkan. Nesse local você deve colocar seus sapatos antes de entrar, os donos do apartamento também costumam guardar todos os seus calçados e tênis em um pequeno armário ao lado do genkan. 

Os banheiros costumam ter o sanitário separado do banho, e a maioria deles possuem uma banheira (ofuro). Apenas apartamentos extremamente pequenos costumam juntar o vaso sanitário com a banheira.

Uma coisa que assusta os estrangeiros é o tamanho da cozinha (média de 4m²). É comum não ter uma mesa na cozinha, aquele pequeno local é usado apenas para cozinhar. Os fogões costumam ter apenas 2 bocas.

Será que ter uma cozinha pequena no Japão é ruim? Às vezes é mais barato e vantajoso almoçar fora de casa, algumas pessoas nem se quer costumam usar a cozinha. O Japão é lotado de restaurantes e tradicionalmente os japoneses se reúnem fora para lanchar ao invés de receber pessoas em casa.

Os apartamentos no Japão costumam ser medidos em tatami. Uma sala ou quarto japonês costuma ter entre 6 a 8 tatames (média de 10m). Apesar de atualmente ser comum usar camas, é tradicional em um apartamento usarem o futon.

As visitas costumam ser hospedadas na sala que costuma ter uma porta de correr para separar e virar um quarto de visitas. Claro que isso não vai acontecer com pessoas que tem um apartamento de apenas um quarto.

Apartamento no japão - são pequenos ou práticos?

Algo a destacar é a tecnologia presente nos apartamentos, a maioria deles possuem aquecimento em todas as torneiras. É comum encontrar apartamentos com aparelhos de ar condicionado ou outras tecnologias para se proteger do calor e frio.

Muitos apartamentos costumam ter armários embutidos na parede e portas de correr. As portas de correr costumam possibilitar e separar os cômodos da casa, ou até esconder armários secretos.

O tamanho do apartamento japonês

Já parou para pensar por que os japoneses gostam de apartamentos pequenos? A maioria dos japoneses trabalham e não almoçam em casa, grande parte de sua vida é fora de casa.

Tudo no Japão é feito para facilitar a vida, não existe necessidade de um japonês saber cozinhar ou até mesmo lavar roupas. Isso porque existem lavanderias de moedas, lojas de conveniência e restaurantes baratos.

Existem apartamentos gigantescos, mas muitos japoneses preferem os pequenos exatamente pela facilidade. Não faz parte da cultura japonesa pagar empregadas para limpar a casa, ter um apartamento grande só vai dificultar a vida de uma dona de casa que na maioria dàs vezes trabalha secularmente.

Apartamento no japão - são pequenos ou práticos?

O preço dos alugueis de apartamentos no Japão, vai depender da localização e tamanho. Existem muitos apartamentos em Tokyo com cerca de apenas 23m² ou até de 19m² na faixa de 100.000 ienes.

Se você pesquisar, pode facilmente encontrar apartamentos acima de 60m² por valores a partir de 150.000 e que podem chegar facilmente até 300.000 ienes. Existem apartamentos em Tokyo com mais de 200m², mas seu preço ultrapassa um milhão de ienes por mês.

Fora de Tokyo você consegue encontrar facilmente apartamentos com mais de 60m² por menos de 100.000 ienes. Se você é uma pessoa solteira consegue apartamentos pequenos por até 25.000 ienes. Esse é outro fator da existência de apartamentos pequenos, grande parte da população japonesa não é casada.

Às vezes um aluguel de apartamento no Japão pode ser mais barato e maior do que no Brasil. Fazendo uma pesquisas encontrei apartamentos na faixa de 1500 reais com 50² quadrados, enquanto no Japão você consegue apartamentos deste tamanho pela mesma faixa de preço ou mais barato. Isso sem levar em conta que o salário japonês costuma ser 7x maior que o nosso. Por isso às vezes é mais vantajoso alugar apartamentos no Japão do que compra-los.

O que você acha dos apartamentos japoneses? Já teve a chance de morar em algum? Conte-nos sua experiencia!

Recomendamos ler

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?