APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Aokigahara – Floresta do suícidio no Japão

Você já ouviu falar sobre a floresta do suicídio no Japão? Hoje falaremos sobre a famosa Floresta Aokigahara, suas curiosidades, pontos turísticos, número de suicídios, lendas urbanas e muito mais.

Aokigahara, também conhecida como Mar de Árvores, é uma floresta de 35km² situada na base noroeste do monte Fuji, no Japão. A floresta é composta de milhares de árvores, rochas e cavernas de gelo, e possui muitos pontos turísticos populares.

Aokigahara [青木ヶ原] é conhecida por ser estranhamente silenciosa, a densidade das árvores, que bloqueiam o vento, faz com que seja difícil a vida selvagem. Contam-se muitas lendas sobre essa floresta. Algumas delas relacionadas a demônios e espíritos malignos da mitologia japonesa. Mas sua principal fama é devido ao grande número de suicídios que acontece todos os anos na floresta.

4. Fuji. Forest

Mais de 50 pessoas se suicidam em Aokigahara todos os anos, os corpos encontrados passam de 100, é possível encontrar corpos em decomposição e até esqueletos. Aokigahara é considerado o maior ponto de suicídio do Japão e o segundo maior do mundo, atrás apenas da Ponte Golden Gate de São Francisco.

O alto índice de suicídios chamou a atenção das autoridades japonesas, que colocaram avisos em japonês e inglês desencorajando o ato. Todos os anos uma equipe de pessoas preparadas avançam na densa floresta a procura de corpos.

O Monte Fuji também é outro destino popular entre os japoneses que desejam morrer. Algumas pessoas pensam que seria mais fácil escalar o Monte Fuji do que escalar Yama (o deus hindu da morte).

5.

Minha Visita a Aokigahara

No final de 2023 tivemos a chance de visitar a floresta de Aokigahara, chegamos através de um ônibus usando "fujipass" da cidade de "Fuji-shi", poucos ônibus por dia mas da para aproveitar.

Veja um pouco do nosso passeio em Aokigahara no vídeo a seguir:

O que fazer em Aokigahara?

Embora muitos acreditem que Aokigahara seja assombrada, na verdade, ela possui inúmeras atrações naturais para os visitantes. Por exemplo, a floresta possui belas cachoeiras e árvores de bordo perfeitas para caminhadas quentes no outono.

Além de sua beleza natural, Aokigahara também tem mais de 1.000 templos e santuários budistas para explorar. Para completar, a área ao redor oferece muitas opções de acomodação, incluindo acampamentos e alojamentos administrados pela Prefeitura de Yamanashi.

Outros pontos turísticos a serem explorados são cavernas, temos a Caverna de Gelo e a Caverna do Vento. Existe mais de 200 cavernas na floresta de Aokigahara, algumas possuem até santuários.

Turistas costumam colocar fitas na floresta para marcar as trilhas que eles estão explorando, assim a floresta fica cheia de fitas marcando arvores para outros não ficarem perdidos.

Embora existam vários equívocos sobre o que acontece na Floresta Aokigahara devido aos suicídios – esses lugares realmente têm muito a oferecer aos turistas além da morte.

Caves

Lendas sobre Aokigahara

As lendas já citadas referem-se a demônios e espíritos. Alguns japoneses temem a floresta, e acredita que ao entrar jamais voltará. Isso pode ser verdade, é fácil se perder nas trilhas, o solo vulcânico, faz com que bússolas e telefones não funcionem.

Outra razão pela qual as pessoas acreditavam que a floresta é assombrada é devido a Yurei, as almas cheias de ódio, tristeza e desejo de vingança. Segundo a lenda, as pessoas levam seus familiares para floresta e deixavam morrer ali.

Na crença popular japonesa, se uma pessoa morre em um profundo sentimento de ódio, raiva, tristeza ou desejo de vingança, a sua alma não pode deixar este mundo e continua a vagar.

Essa lenda assusta até hoje. Caçadores de corpos costumam deixar os corpos encontrados em um quarto antes de levar as autoridades. A lenda diz que, se o corpo é deixado sozinho no quarto, seus yurei movimentará gritando na sala. Os caçadores de corpos costumam jogar Jankenpo para decidir quem cuidará do corpo.

A lenda de Kobo Daishi

Acredita que uma realização positiva tenha acabado gerando histórias de espíritos malignos? Kōbō-Daishi supostamente meditou na floresta de Aokigahara por mais de cinquenta anos até alcançar a santidade.

Como seria de esperar de um local tão sagrado, Kōboh-Daishi encontrou alguns devotos que empreenderiam longas jornadas aqui para alcançar a iluminação espiritual com ele.

Para agilizar sua jornada e obter paz de espírito antes de sua ascensão ao céu, esses peregrinos terminariam suas vidas em Aokigahara para poderem iniciar outra jornada imediatamente após a morte.

Com o tempo, histórias sobre espíritos malignos que habitam esta floresta ganharam força – será por esse motivo que alguns japoneses decidem se suicidar nessa floresta?

11.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Aokigahara - floresta do suícidio no japão
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Filmes e Vídeos de Aokigahara

Existem 2 filmes que contam um pouco sobre essa floresta macabra:

A Floresta dos Suicidas - de 2009, conta a história de alguns estudantes que vão para a floresta fazer uma espécie de documentário amador a respeito de suas lendas e histórias. Eles acabam se perdendo por lá e coisas terríveis acontecem. Terror

The Sea of Tress - Conta a história de dois homens, o americano Arthur Brennan (Matthew McConaughey) e o japonês Takumi Nakamura (Ken Watanabe), que vão até à floresta desejando o suicídio, mas acabam iniciando uma jornada de reflexão e sobrevivência mata adentro. Drama

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?