APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Ajinomoto E621 – Glutamato monossódico faz mal à saúde?

Para quem não conhece, o aji no moto [味の素] significa literalmente essência do sabor. Essa empresa é famosa por vender Glutamato monossódico (E621) e produtos relacionados responsáveis pelo sabor umami. Será que esse produto faz mal para saúde?

O MSG tem o objetivo de realçar o sabor da comida O glutamato monossódico [E621] (ajinomoto) fortalece o sabor dos alimentos e costuma ser encontrado na culinária japonesa e chinesa, além de produtos industrializados.

Diversas polêmicas envolvendo o glutamato monossódico aparecem na internet. Então muitos ficam indecisos em saber se é ou não aconselhável usá-lo na comida. Neste artigo, vamos responder se o Ajinomoto e derivados de glutamato monossódico faz realmente mal à saúde. 

Como é feito o Ajinomoto? MSG?

O "aji no moto" é produzido a partir de um processo de fermentação de alimentos. Produtos como peixes, laticínios, tomates, cogumelos, carnes e vegetais são ricos em glutamato e no sabor "umami".

Costumamos utilizar esses alimentos diariamente em nossa comida, assim dando sabor e gosto a nossa refeição. O "ajinomoto" disponível em 30 países, diz ser um aminoácido fabricado a partir da "cana-de-açúcar", mas pode existir diferenças e variações em alguns países.

O glutamato monossódico é bastante utilizado em restaurantes e comidas de fastfood para dar sabor, por isso achamos tão gostosos os lanches desses lugares. Basta imaginar o quão suculento é uma carne assada, ela fica muito mais suculenta quando se usa o E621 (código do glutamato monossódico), porque esse ingrediente fortalece o sabor da comida.

O grande problema é que algumas pessoas relacionam o glutamato monossódico a enxaquecas, alergias, hipertensão e outras doenças. Vamos saber se isso é verdade?

Ajinomoto - glutamato monossódico faz mal à saúde?

Glutamato monossódico não faz mal

Primeiro devemos lembrar que tudo em excesso faz mal, até mesmo água. Sem mencionar que glutamato monossódico, o nome já diz tudo, tem sódio.

As pessoas usam o glutamato monossódico para realçar o sabor da comida, mas exagera também no sal, já que o ajinomoto não é para temperar a comida. Na realidade, o uso do glutamato monossódico pode deixar nossa refeição mais saborosa e saudável, se utilizado da maneira correta.

O ajinomoto possui apenas um terço do sódio que está presente no sal de cozinha convencional. Se fizermos um equilíbrio entre o tempero de sal, podemos é diminuir o sódio presente no alimento.

Você já comeu no Japão? Os japoneses não costumam temperar a comida com muito sal, você realmente não vai sentir a comida salgada e nem encontrar com facilidade sache de sal nos restaurantes.

Os japoneses temperam com diferentes tipos de condimentos e ervas, e os alimentos ricos em umami ou ajinomoto ajuda a aumentar o sabor desse tempero, tornando a comida gostosa sem o exagero de sal que temos na nossa culinária brasileira.

Se o Glutamato monossódico realmente fizesse mal, o Japão nunca seria um dos países com a maior expectativa de vida do mundo. O polêmico glutamato monossódico é um processo que ocorre naturalmente em tomate, queijos e cogumelos.

A maioria dos brasileiros consomem tomate todos os dias, e nunca deixaram de usar o sal apenas porque tem sódio. Claro que vivemos no Brasil, então não sabemos como realmente são supervisionada as indústrias por aqui, depois de tantas polemicas em relação a carnes, não seria de admirar se o ajinomoto tivesse algum ingrediente misturado e com efeitos negativos.

Ajinomoto - glutamato monossódico faz mal à saúde?

Mentiras espalhadas na Internet sobre o ajinomoto

Toda polêmica na internet começou apenas devido a um artigo publicado em 2007 pela BJP. O artigo afirma que o Glutamato monossódico causa câncer de cólon e gástrico. No entanto, não há evidências científicas que comprove isso.

O artigo também diz que o glutamato monossódico causa dores de cabeça, mas o que isso têm a ver com câncer? O artigo falso também diz que o glutamato monossódico foi banido pela organização mundial de saúde, o que é totalmente falso.

Na verdade, a OMS afirmou que o glutamato monossódico está na categoria segura para aditivos alimentares. Você deve saber como as mentiras surgem na internet e ficam difundidas em nossa sociedade. Essas mentiras são tão difundidas, que até hoje tem pessoas que acham que Hello Kitty fez pacto com capeta.

Lembre-se que é muito mais fácil as pessoas compartilharem noticias ruins do que boa. Provavelmente se esse artigo estive-se falando mal do ajinomoto a maioria já teria compartilhado em suas redes sociais.

Eu tenho medo das pessoas não compartilharem esse artigo porque estou defendendo ele, e isso não é relevante para quem não conhece. Muitos querem avisar as pessoas do perigo das coisas, mas acaba espalhando coisas que podem não ser verdade.

Claro que é natural uma pessoa ter uma reação adversa com esse alimento, a maioria dos ocidentais nem se quer faz ideia da existência do sabor umami. Os alimentos aqui não costumam ser rico nesse sabor, tanto que muitas pessoas quando vão experimentar a culinária oriental, acabam passando mal ou não gostando.

O que não faz mal para alguns, pode, sim, fazer mal para outros. Principalmente se for em excesso. O E621 é realmente viciante, tem pessoas que até mesmo comem o sal-aji puro.

Ajinomoto - glutamato monossódico faz mal à saúde?

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Ajinomoto e621 - glutamato monossódico faz mal à saúde?
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Outras verdades e mentiras sobre ajinomoto

Ajinomoto em excesso (várias colheres) realmente podem causar efeitos colaterais, como tonturas e dores de cabeça. Assim como passamos mal por comer muito, podemos passar mal por comer muito ajinomoto.

Lembre-se que o ajinomoto aumenta o sabor dos alimentos, se algo já é forte sem o glutamato monossódico, imagina com ele? O fato é: Tenha controle, mas não coloque a culpa no glutamato monossódico.

Alguns afirmam que o E621 neurônios. De onde as pessoas tiram essas ideias malucas? Não são os japoneses que possuem a fama de serem mais inteligentes do mundo?

Os japoneses nunca tiveram uma epidemia de dano cerebral. Sabemos que a vitamina C protege nossos neurônios contra efeitos negativos, então caso tenha medo basta enriquecer com vitamina C.

Foram realizadas diversas pesquisas e testes em relação à síndrome do Restaurante Chinês e o glutamato monossódico que indicam que eles não possuem nenhuma relação. Os testes mostraram pessoas que não consumiram o glutamato monossódico reclamando de sintomas da síndrome do Restaurante Chinês.

Pessoas deixam de usar ajinomoto mas esquecem do seguinte fato: A maioria das proteínas dos alimentos contém glutamato e são quebradas por endopeptidases no estômago e no intestino delgado, de modo que o glutamato livre é liberado. A mesma coisa acontece com glutamato monossódico que vira glutamato livre em seu estômago.

Ajinomoto - glutamato monossódico faz mal à saúde?

Devo ou não usar Glutamato monossódico?

Sendo assim, basta usar o ajinomoto com moderação que você não vai ter nenhum problema de saúde. Na realidade existem tantas coisas que comemos, que são milhares de vezes mais preocupantes do que o Glutamato monossódico.

Infelizmente não temos como escapar dessa geração de produtos industrializados ou cheios de agrotóxicos e até mesmo mal conservados, vencidos e cheios de químicos que as indústrias inventam.

Tudo hoje mata, então não perca seu tempo se preocupando! Até as garrafas plásticas das águas minerais liberam bisfenol. Não tem como fugi do câncer e da morte que hoje está por todo lugar!

Até agora todas as pesquisas que falam sobre o glutamato, diz que sua toxidade é muito baixa. É preciso consumir algo em torno de 15 quilos para apresentar 50% de letalidade. Os sintomas​ espalhados pela internet são encontrados em apenas 1% da população estudada.

Pode comer se você não tiver reações! Não importa se o Glutamato é natural, lembre-se que os açúcares também são naturais, mas mesmo assim causam diabetes. Tenha controle! Procure sempre buscar o umami de forma natural!

E caso sinta alguma coisa e teve certeza que foi responsabilidade do ajinomoto, evite-o! Cada pessoa tem um organismo diferente, ainda mais se faltar determinadas vitaminas que protegem seu corpo. Tem pessoas que sentem mal comendo pimentas, ovos, carne de porco, não é anormal alguém passar mal após consumir glutamato.

Não estamos aqui dizendo que o glutamato não faz nenhum mal e pode ser consumido livremente. Apenas que os estudos relacionados aos efeitos colaterais do Glutamato monossódico são um pouco equivocados. Tudo precisa de controle! Você já teve algum problema com esse aminoácido? Costuma utilizá-lo na comida? Qual a sua experiência?

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?