APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

15 Tipos de Restaurantes e Pratos Japoneses

Quando as pessoas pensam em restaurantes japoneses, elas pensam em restaurantes de sushi. O fato é que, há milhares de tipos de restaurante japoneses - todos especializados em um tipo diferente de culinária japonesa. Hoje iremos ver 15 deles.

Cada um dessas Especialidades citadas a baixo, tem sua ampla história, cultura e variedade que merece ter seu próprio artigo citando todos os detalhes. Quem sabe num futuro.

Estamos deixando claro que existem restaurantes especializados em cada tipo, assim como existem restaurantes com vários tipos de pratos em seu cardápio. O foco desse artigo é mostrar que o Japão está repleto de escolhas, com uma culinária rica, e inúmeros tipos de restaurante e escolhas em seus cardápios.

Recomendamos ler também:

1. Restaurantes de Ramen [ラーメン]

Existem milhares de restaurantes, tipos e sabores de ramen diferentes, os mais comuns são o macarrão de trigo de estilo chinês servido em um caldo de carne ou peixe. Geralmente tem um molho de soja ou miso aromatizantes na sopa. Ramen é muitas vezes coberto com chashu (carne de porco ralada), Negi e nori. Praticamente todas as regiões do Japão tem sua própria variedade única de ramen.

Para saber mais sobre ramen, leia: Guia do Ramen – Tipos, Curiosidades e Receitas

15 tipos de restaurantes e especializações japonesas

2. Restaurantes de Yakitori [やきとり/焼き鳥]

São restaurantes de espetos de frango grelhado - um alimento muito popular, principalmente acompanhado de bebidas. Este é um alimento muito comum, encontrado também em festivais, e há muitas derivações e receitas baseadas no Yakitori.

Uma receita simples, que qualquer um pode fazer. Mas não deixe se enganar, existem profissionais. Veja a receita no vídeo a baixo, e entenda que pode ser fácil e difícil ao mesmo tempo.

Para saber mais sobre Yakitori, leia: Espetinho japonês – Conheça os Yakitori

3. Restaurantes de Soba [そば]

É um tipo de macarrão japonês feito a base de farinha de trigo sarraceno, servido quente ou frio com uma variedade de coberturas. 

Os pratos quentes de soba são servidos com o macarrão dentro de uma sopa quente, geralmente feito a base de caldo de peixe, shoyu, açúcar e mirin. Existem milhares de pratos derivados do soba, assim como existem milhares de restaurantes especializados.

Leia também: 15 tipos de macarrão Japonês

15 tipos de restaurantes e especializações japonesas

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

15 tipos de restaurantes e pratos japoneses
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

4. Izakaya [居酒屋]

Izakaya são bares japoneses. São lugares populares e casuais para encontros após o horário de trabalho. Eles servem uma variedade de alimentos de consumo popular, como frango frito, Edamame, yakitori e sashimi. Veja um vídeo, mostrando detalhadamente o funcionamento de um Izakaya.

Recomendamos ler:

5. Restaurantes de Tonkatsu [とんかつ]

Carne de porco frita à milanesa servido com repolho picado, arroz, sopa de missô e pickles japoneses. É servido com molho tonkatsu (um molho doce de espessura semelhante ao molho inglês).

Para saber mais sobre Tonkatsu, leia: Tonkatsu – Costeleta de porco empanada

15 tipos de restaurantes e especializações japonesas

6. Restaurantes de Sushi [すし]

Pra quem acha que no Japão só tem sushi, saiba que sushi é mais popular em países ocidentais, como os EUA e Canadá do que no Japão. Sushi japonês é muito diferente de variedades ocidentais, tem sua fama, e seus diversos sabores e variedades.

Leia também: 130 Tipos de Sushi – Urumaki, Hossomaki, Nigiri

15 tipos de restaurantes e especializações japonesas

7. Restaurantes de Tempura [天ぷら]

Tempura é um prato clássico da culinária japonesa. Consiste em pedaços fritos de vegetais ou mariscos envoltos num polme fino. Como se fosse um empanado, só que melhor.

No Japão, há uma grande variedade de restaurantes que vedem tempura. Desde vendedores ambulantes a restaurantes de 5 estrelas. Tempura também costuma ser acompanhamento de outros pratos.

Recomendamos ler: Tempura | história, curiosidades e receita

15 tipos de restaurantes e especializações japonesas

8. Restaurantes Shabu-shabu [しゃぶしゃぶ]

São restaurantes que servem uma panela quente onde o cliente cozinha uma variedade de ingredientes frescos e carnes para ser comido em conjunto com amigos, acompanhado de molho e outras variedades.

O shabu-shabu é um prato composto por um cozido de carnes (bovina, suína, frango, camarão), verduras (agrião, shinkiku, acelga, alho-poró, cebolinha, moyashi etc.), cogumelos (shiitake e shimeji) e outros (udon, konnyaku, kamaboku etc.).

Leia também: Shabu Shabu – Curiosidades e Receitas

9. Restaurantes de Takoyaki [たこ焼き]

Takoyaki [たこ焼き ou 蛸焼] (literalmente polvo frito ou grelhado) é um popular bolinho redondo japonês que mais se parece com uma panqueca temperada feita com uma massa muito mole, quase líquida, e frita em uma chapa especial para Takoyaki.

Normalmente ele é recheado com pedaços cortados ou um polvo pequeno inteiro, raspas de tempura (tenkasu), gengibre picado e cebolinha. Presente em festivais, vendas ambulantes e até em restaurantes especializados.

Leia mais: Takoyaki – Curiosidades e Receitas do Bolinho de Polvo

15 tipos de restaurantes e especializações japonesas

10. Restaurantes de Kare [カレー]

Kare ou Curry, é um dos ingredientes estrangeiros mais populares na culinária japonesa. Esse tempero da vida aos pratos karē raisu (caril com arroz), karē udon (com macarrão) e karē-pan (pão).

Esse tipo de molho no Japão geralmente é mais grosso, mais doce e mais suave do que seu equivalente indiano. O curry é um tempero originário da Índia, porém o curry Japonês tem suas enormes diferenças.

Recomendamos ler: Curiosidades e receita de Kare japonês (curry)

15 tipos de restaurantes e especializações japonesas

11. Restaurantes de Udon [うどん]

Um macarrão grosso feito de farinha de trigo japonesa. Udon é servido normalmente como sopa, em caldo quente à base de dashi, shoyu e mirin.

Sobre o udon básico, são acrescentados um ou mais ingredientes, e estes ingredientes dão origem a vários tipos de udon. A maior parte deles leva negi (cebolinha) picada.

Veja também: Udon – O macarrão grosso japonês

15 tipos de restaurantes e especializações japonesas

12. Restaurantes de Okonomiyaki [お好み焼き]

Okonomiyaki evoluiu a partir da prática de cozinhar sobras em uma massa de panqueca japonesa. Em muitos restaurantes okonomiyaki você pode escolher os ingredientes para colocar na sua panqueca.

Os ingredientes comuns incluem queijo, mochi, legumes, macarrão, carne de porco e frutos-do-mar. Muitas vezes os clientes fazem seu próprio okonomiyaki. Veja um vídeo de nosso amigo Santana.

Leia também: Okonomiyaki – Panqueca Japonesa – Curiosidades e receita

Okonomiyaki – panqueca japonesa – curiosidades e receita

14. Restaurantes de Gyuudon [牛丼]

Gyudon consiste em carne frita cortada fina com cebola e um molho especial sobre uma tigela de arroz às vezes acompanhado de uma sopa de miso e outros ingredientes especiais e deliciosos.

Apesar de parecer ser um prato simples, é muito popular e gostoso com diferentes variações. Nesses restaurantes também encontra pratos semelhantes com carne de porco ou unagi. Restaurantes gyudon são geralmente rápidos e baratos estilo Restaurantes Fast Food.

Recomendamos ler também:

15 tipos de restaurantes e especializações japonesas

15. Restaurantes de Kushiage ou Kushikatsu

É um prato japonês de carne no espeto temperada e grelhada. Em japonês, kushi [串] refere-se ao espeto usado, enquanto katsu significa a chuleta da carne.

O kushikatsu pode ser feito com frango, porco, frutos-do-mar e legumes da estação. Eles são espetados em um kushi de bambu, mergulhado em ovos, farinha e panko e fritos em óleo vegetal.1 Eles podem ser servidos puros ou com molho de tonkatsu.

Recomendamos ler também: Kushikatsu – Carne no espeto

15 tipos de restaurantes e especializações japonesas

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?