APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

10 mandamentos essenciais para chegar ao bem-estar no Japão

A cultura oriental é bem diferente do que estamos acostumados, ela é carregada de princípios e filosofias que regem uma vida mais tranquila, equilibrada e saudável, baseada no bem-estar e no respeito consigo mesmo e com o próximo.

Inclusive, mudar-se para um novo país é uma experiência composta por um grande mix de sentimentos e expectativas.

Cada cultura é única, mas quando o ponto de chegada é o outro lado do planeta, as diferenças são ainda maiores, seja em relação ao estilo de vida, alimentação, horários e rotina, ou ainda, em um ponto mais básico, na forma de interpretar o mundo.

O Japão é um país que se destaca por muitas características únicas e, em nosso pensamento ocidental, podem parecer até díspares.

Por exemplo, a rotina de trabalho em uma linha de produção de sensor indutivo, para citarmos um exemplo prático, é muito mais rígida e exigente do que estamos acostumados, podendo ser extremamente exaustiva e um pouco desanimadora.

E, em simultâneo, a alta qualidade de vida que possuem, que engloba aspectos físicos e mentais, que movem os japoneses em uma busca contínua pela excelência, pelo auto-aprimoramento e pelo bem-estar diário.

Se você pretende viver na terra do Sol Nascente, é importante compreender suas filosofias para se adaptar ao ritmo e obter a qualificação esperada, para conviver bem com os nativos, além de aproveitar todas as oportunidades e belezas desse país.

Pois bem, pensando em todos esses pontos, elaboramos esse artigo para auxiliar quem está de mudança e quer aproveitar ao máximo a grande sabedoria japonesa.

Independentemente de quais são seus motivos, metas e oportunidades atuais, se você vai para o Japão devido a uma promoção, ou para começar uma vida do zero como operador de empacotadora, ou qualquer que seja a oportunidade que conseguiu, continue lendo.

Trouxemos 10 mandamentos simples e bem básicos, que permitirão que você conheça esse local, realize seus sonhos e conquiste seus objetivos. Tudo isso trabalhando ativamente pelo seu bem-estar, por uma vida prazerosa e mais confortável nessa nova fase.

10 mandamentos essenciais para chegar ao bem-estar no japão

Premissas para viver bem no Japão

O primeiro ponto é estar aberto para os novos aprendizados proporcionados por essa cultura tão vasta e rica.

Esqueça preconceitos e pré-julgamentos ao passar pelo contador de fluxo do aeroporto, esteja disponível para o novo, e olhe de frente para seus sonhos, lembrando-se sempre que sua capacidade é do tamanho deles.

Além disso, alguns outros pontos são:

01 - Respeite e valorize a cultura local

Não é necessário estudar muito para perceber como a cultura oriental difere e, às vezes, é até paradoxal com a nossa. Infelizmente, muitas pessoas, ao lidar com o que lhes é novo ou diferente, acabam se mostrando fechadas e muito resistentes.

Não foi à toa que começamos por esse tópico, pois esse é o maior erro de qualquer um que vá para um novo país. Conheça as regras, costumes e valores da cultura local. Você não precisa concordar com tudo e, muito menos, tentar agir como se fosse um nativo.

Mas obrigatoriamente, precisa respeitar genuinamente as pessoas, o país e sua história. É isso que propiciará uma boa convivência com todos.

Aprenda sobre o valor imensurável da diversidade, parâmetro que jamais poderá ser medido ou automatizado por nossa racionalidade lógica humana, ainda que se desenvolva o mais tecnológico sensor de nível para essa finalidade.

Não é por acaso que o conhecimento, a pluralidade e o respeito a todos os seres vivos é algo tão valorizado pelos japoneses, e, tão temido por todos aqueles que buscam a manutenção do controle das massas, ou seja, do comportamento de gado.

10 mandamentos essenciais para chegar ao bem-estar no japão

02 - Aprenda o idioma

Fundamental para se adaptar a um novo ambiente, conseguir se comunicar vai facilitar, e muito, sua vida no Japão. Esforçar-se para falar o idioma de forma fluente, só trará vantagens e benefícios para você, pois assim terá vencido a principal barreira cultural: a língua.

Comece por aprender expressões corriqueiras, como cumprimentos, formas de tratamento e de agradecimento, e palavras do dia a dia, como o nome dos alimentos mais comuns, de objetos úteis, como cesta de supermercado ou de utensílios domésticos.

Pode estar certo que isso diminuirá os desafios diários, como fazer compras ou conhecer pessoas, abrirá muitas portas, trará novas oportunidades de trabalho e boas amizades.

10 mandamentos essenciais para chegar ao bem-estar no japão

03 - Não reclame de tudo e viva o momento

Começar uma vida nova do outro lado do globo, principalmente se estiver sozinho, é algo difícil, mas compensador. A oportunidade e as experiências de viver em uma nova cultura são muito valiosas, seja para seu desenvolvimento profissional, pessoal ou psicológico.

E o fato é que haverão dificuldades, seja no Japão ou no Brasil. Costumamos pensar e valorizar somente o que não temos, e mudar esse ponto de vista é uma ótima lição para aprender com os japoneses, por exemplo.

Então viva intensamente e saiba aproveitar todas as oportunidades. Se não o fizer, é certo que um dia lamentará por isso.

Ao agradecer a oportunidade de estar lá, lembrar-se de seus sonhos, e se abrir para a experiência, fará você se sentir naturalmente mais leve e feliz. O resto é consequência disso.

10 mandamentos essenciais para chegar ao bem-estar no japão

04 - Tenha prudência com seus gastos

É muito fácil se deslumbrar com a quantidade de novidades e com toda a tecnologia disponível ao chegar no Japão, seja para uso pessoal ou soluções para o seu negócio, como os robôs de limpeza industrial.

No entanto, é importante ter cuidado para não comprometer sua renda com gastos fúteis e desnecessários. Viva com conforto e tranquilidade, mas sem esbanjar.

Aconselhamos anotar seus gastos em planilhas ou utilizar algum aplicativo para essa finalidade. Existem muitas opções disponíveis. Além disso, busque poupar uma porcentagem de sua renda mensal, em torno de 10%, no mínimo.

Assim, você se mantém assegurado financeiramente para lidar com possíveis situações e imprevistos que possam surgir, como problemas de saúde ou domésticos, como a necessidade de refazer estruturas elétricas e investir em um novo autotransformador.

Ter consciência e planejamento para lidar com o dinheiro é algo muito natural da cultura nipônica. Inclusive, nos próximos dois tópicos pontuamos estratégias básicas que os japoneses adotam para manter sua estabilidade econômica.

10 mandamentos essenciais para chegar ao bem-estar no japão

05 - Evite dívidas

Pague suas contas em dia e evite dívidas com agiotas. No Japão, ao se tornar inadimplente e não honrar com seus compromissos financeiros, você entra para uma “lista negra”, e não consegue mais limpar isso de seu histórico.

06 - Invista seu dinheiro

Deixar dinheiro parado na conta é sinônimo de perder dinheiro, e os japoneses sabem muito bem disso. Informe-se e busque formas diversificadas de investimentos.

Provavelmente os nativos poderão lhe dar boas dicas, pois são educados desde muito novos para poupar e investir.

10 mandamentos essenciais para chegar ao bem-estar no japão

07 - Não pare de estudar

Lute contra a preguiça e esteja sempre estudando. Sabemos como a rotina de trabalho é cansativa e extensa, mas é somente com mais conhecimento que você vai conseguir mais flexibilidade.

O mundo está em constante movimento e atualização. Se isso é uma verdade universal, no Japão, isso é quase um mantra.

Busque por progredir, não só intelectualmente, mas também espiritualmente, independentemente de qual seja sua religião ou crença. Leia bons livros e mantenha corpo, mente e espírito sãos.

08 - Busque se qualificar

Apenas para reforçar, já que esse ponto é de suma importância: não fique parado dentro da zona de conforto.

Busque se especializar em qualquer que seja a função, de acordo com suas habilidades. As empresas japonesas buscam mão de obra especializada, para qualquer atividade, e isso melhora a remuneração.

Saiba que essa é uma verdade para qualquer setor ou segmento no Japão: das grandes corporações de tecnologia, às indústrias manufatureiras e os serviços básicos, como uma empresa de coleta de lixo.

Ter instrução técnica e poder comprovar isso pode abrir muitos caminhos. Por exemplo, trabalhar como soldador, desde que bem capacitado, pode render mais de 3 mil ienes por hora.

10 mandamentos essenciais para chegar ao bem-estar no japão

09 - Não se limite às empreiteiras

Para quem acaba de chegar, as empreiteiras podem ser uma ótima solução, pois são opções fáceis de trabalho. Entretanto, algumas não pagam horas extras corretamente, além de omitirem certos direitos trabalhistas, por exemplo:

Então, uma vez que você já dominou a língua e está estudando para se qualificar, alce voos maiores e busque empregos com uma remuneração melhor.

10 - Considere outras formas de renda

Caso seu emprego atual não seja muito rentável, não se acomode. No Japão existem muitas oportunidades de fontes alternativas de renda, principalmente para quem domina o idioma.

Uma ótima opção é atuar como intérprete nas horas vagas. Além disso, ao conhecer a cultura local e filosofias como o Ikigai, por exemplo, vai perceber que possui habilidades que desconhecia ou desvalorizava.

Essa é uma filosofia de autoconhecimento no sentido de compreender seus dons e sua missão no mundo, e você pode se surpreender com o que vai descobrir.

10 mandamentos essenciais para chegar ao bem-estar no japão

Considerações finais

Ao ler sobre essas dicas sobre formas de se adaptar à vida no Japão, e viver muito bem ao aprender com a cultura local, você já pôde conferir como atitudes simples podem trazer qualidade de vida e bem-estar para você e sua família.

Aproveite a estadia no Japão para aprender sobre os benefícios práticos de uma vida simples, natural e equilibrada para a manutenção da saúde mental, física e espiritual.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?