APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

É díficil aprender o idioma japonês?

Muitos acreditam que o idioma japonês é muito difícil de aprender. E realmente ele assusta por causa dos seus milhares de ideogramas. Porém, a realidade é que o idioma japonês é muito simples, neste artigo eu vou tentar mostrar em que sentido o idioma japonês é muito simples e fácil de aprender.

Vale deixar claro que todos os idiomas exigem dedicação e paciência para aprender. Eu pessoalmente acredito que o fato de falarmos português torna o processo de aprender japonês um pouco mais difícil. Tudo isso porque o português é um idioma muito complicado, cheio de regras gramaticais e possui uma estrutura diferente. Chega de enrolação e vamos entender porquê aprender japonês pode ser mais fácil do que imaginamos.

Simplicidade na gramática e verbos

Diferente do português, o japonês não possui milhares de conjugações verbais ou pronomes. Enquanto o português possui 10 tempos verbais no indicativo e 6 no subjuntivo, o japonês possui apenas 2 o presente e passado. No japonês os verbos não conjugam conforme o sujeito.

O exemplo abaixo mostra o tanto de variações diferentes que existem do verbo Ir em português e como é pouco no Japonês:

  • Português - Ir - vou, vais, vai, vamos, ides, vão, fui, fostes, foi, fomos, fostes, foram, ia, ias, ia, íamos, íeis, iam, fora, foras, fora, fôramos, fôreis, foram, irei, irás, iremos, ireis, irão, iria, irias, iria, iríamos, iríeis, iriam, vá, vas, vá, vamos, vades, vão, fosse, fosses, fosse, fôssemos, fôsseis, fossem, for, fores, for, formos, fordes, forem, vai, vá, vamos, ide, vão, ires, irmos, irdes, irem;
  • Japonês 行く - iku - iki(masu), ikou, ike(nai), itte, itta, ika;

Apenas o iku já é capaz de ser utilizado na maioria dàs vezes. Essas variações mostradas acima são apenas para acrescentar uma terminação que muda a frase para o passado, presente, negativo ou para dar polidez, condição, ênfase, etc. (masu, mashita, nai, tte, ta, nda, zo.)

O japonês também não possui gênero (masculino e feminino) nos substantivos e nem plural. E também não existe artigo definido nem artigo indefinido na língua japonesa.

O idioma japonês é difícil?

Pronuncia e sílabas do Japonês

Devido ao fato de falarmos português, aprender a pronuncia japonesa é muito fácil. Diferente do inglês, as sílabas japonesas são parecidas com a do português, assim a pronuncia não é uma dificuldade. Sem falar que o japonês possui menos sílabas que a maioria dos idiomas (109) e elas não mudam de tonalidade (palavras).

Outra coisa que facilita o aprendizado de japonês é que apesar de existirem 109 silabas, existem apenas 46 kana (tipo letras) que representam as sílabas. O japonês utiliza 2 alfabetos compostos de 46 kana que formam 71 sons diferente. Isso é possível porque alguns kanas possuem a pronuncia diferente por causa de 2 pontinhos ou uma bolinha que é colocado em cima deles. Veja alguns exemplos abaixo:


ka

ki

ha

ba

he

ga

gi

gu

pa

pe

Dominando esses 46 kana (hiragana e katakana) e os 71 sons, você é capaz de falar e ler qualquer palavra e texto em japonês que não possuir ideogramas, ou que utilizarem furigana (kana em cima dos ideogramas).

O idioma japonês é difícil?

Formação das palavras do Japonês

Outra prova de que o japonês é um idioma fácil, é o fato de que muitas palavras tiveram origem do idioma inglês e do português. Muitos substantivos como objetos, nome de animais e até mesmo alguns verbos tiveram sua origem de outro idioma ou possuem uma versão estrangeira. Essas palavras de origem estrangeiras são escritas utilizando o katakana.

Apesar de muitos terem medo dos ideogramas (kanji), a realidade é que eles são muito úteis. O japonês se torna muito mais fácil e compreensivo quando você começa a entender os ideogramas e ver que eles dão vida as palavras. Alguns ideogramas são compostos de elementos e formas que fazem todo sentido, como se tivéssemos vendo o significado da palavra. Assim como o alemão, podemos facilmente perceber que muitas palavras do japonês são junções de outras palavras como nos exemplos abaixo:

  • (mão) + (papel) = 手紙 (carta). Junção de 2 ideogramas formando uma palavra;
  • (arvore) = (bosque) = (floresta). Tudo isso com um único ideograma;
  • (arvore) + (mesa) = (escrivaninha). 2 ideogramas diferentes se tornaram um ideograma;
O idioma japonês é difícil?

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

É díficil aprender o idioma japonês?
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Conclusão

O japonês é um idioma super simples e fácil, sua dificuldade é a memorização dos ideogramas e a sua escrita. A gramática, apesar de ser simples, pode ser complicado por ser diferente do português, então leva um bom tempo até acostumarmos a não trocarmos as ordens das palavras. O japonês também pode se tornar bastante complexo por causa de suas variações, dialetos, formalidade e polidez. Sem falar nas inúmeras formas de contagem e outros elementos que podem fazer você quebrar um pouco a cabeça.

Sendo assim, eu acho muito mais fácil aprender o idioma japonês, apesar de exigir um tempo mais longo e uma grande dedicação para dominar os ideogramas. O que você acha do idioma japonês? Acha fácil? Deixe sua opinião nos comentários.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?