APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

As ruas e o trânsito no Japão – Exemplo a ser seguido

O Japão é conhecido pela sua educação, respeito e honestidade. As coisas não são diferentes no transito, os japoneses dirigem preservando a vida humana, sem pressa e respeitando todas as leis de transito. Neste artigo, vamos ver algumas curiosidades sobre as ruas e o transito no Japão, que serve de grande exemplo a ser seguido.

Se você ainda não sabe como funciona o transito no Japão, vamos dar uma pequena resumida. No Japão os carros dirigem na esquerda com o volante no lado direito do veículo. Existem vias rápidas, estradas com pedágios e vias expressas. O transito no Japão é lento pela quantidade de semáforos, poucas estradas apropriadas para ultrapassagens e a quantidade de veículos.

501487343_d1

Os limites de velocidade nas vias rápidas normalmente são 80-110, 50-60 nas vias da cidade e 30-40 nas áreas urbanas. Os pedágios se localizam sempre na entrada de uma via expressa japonesa. Existem momentos que sai mais barato ir de trem, uma viagem de Tokyo a Kyoto pode chegar até 9.000 de pedágio. Para entender mais sobre o transito no Japão veja:

O transito no Japão - Um exemplo a ser seguido

Faz parte da cultura japonesa seguir as leis de transito, o que torna dirigir no Japão muito mais agradável e seguro. Outra coisa que ajuda o transito a funcionar perfeitamente é o alto valor das multas de transito. Os valores passam facilmente 1000 dólares, o que faz as pessoas pensarem antes de cometer inflações.

Os japoneses costumam até mesmo agradecer no transito por simples comportamentos que são obrigação de qualquer motorista. Para entender mais sobre o comportamento no transito do Japão e os exemplos que devemos seguir, assista o vídeo de nosso amigo abaixo:

As ruas e o trânsito no Japão - Exemplo a ser seguido

Dirigir no Japão não exige pressa, mas muita atenção. Como as ruas costumam ser estreitas, e possui  muitos cruzamentos estranhos, você deve prestar bastante atenção. Você vai encontrar sinalizações dizendo 止まれ (Tomare - Pare!) e 徐行 (jokou - lento) e às vezes vai se deparar com linhas brancas tracejadas que indicam possibilidade de ultrapassar, linhas solidas indica que a passagem é permitida mas deve ter muito cuidado, e as linhas amarelas nunca devem ser cruzadas.

Não importa se você está no meio de um cruzamento, de um sinaleiro, em uma rua movimentada, às vezes sempre será necessário parar para permitir que pedestres ou outro carro ultrapasse, isso é extremamente comum e ninguém que está atrás de você vai ficar com raiva.

As ruas do Japão

Não precisamos falar que as ruas do Japão são super limpas, bem sinalizadas, e com ótimas condições para os pedestres e motoristas. Mas existe alguns detalhes que às vezes podem passar despercebidos, algumas ruas do Japão são extremamente apertadas e ainda costumam ser de 2 mãos.

As ruas e o trânsito no japão - exemplo a ser seguido

Em algumas cidades à noite essas ruas não possuem iluminação, ficando completamente escuras. Já muitas das ruas do Japão não possuem nenhum nome, os mapas costumam mostrar os números dos blocos e quadras, mas não das ruas. Na minha opinião isso é mais pratico para encontrar endereços.

Andar pelas ruas do Japão é uma experiência única, tudo vai depender da cidade e local que você está. Você pode encontrar desde ruas movimentadas, cheia de pessoas, outras ruas super desertas com muitos becos e casas. Ainda sim é fácil encontrar lojas e máquinas automáticas de venda.

Espero que o transito do Japão sirva de exemplo para os motoristas doidos que andam em nossas ruas causando mais de 50.000 mortes de acidente por transito em nosso país. Existe até mesmo um ditado que diz: É mais fácil morrer tomando banho em uma banheira no Japão do que em um acidente de carro.

E nem pense em dirigir bêbado que isso resulta em 20.000 reais de multa. Agradecemos os comentários e compartilhamentos.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?