APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Stalker, uma prática amedrontadora

Você provavelmente já deve ter ouvido falar da palavra Stalker, seja num anime, dorama, série ou filme. Isso às vezes acontece com frequência no Japão e no resto do mundo, então resolvemos falar sobre o assunto.

Stalker ou perseguidor, é um termo em Inglês usado para definir uma pessoa que tem obsessão com outra, levando-a á perseguir suas vítimas e até mesmo a fazer intimidações.

Stalker é o mesmo que perseguidor, esse termo é usado pelo mundo a fora, não tendo exclusividade ao Japão, mas este é um tema interessante para abordar, podendo ser usado para se instruir caso ocorra isto com você ou algum familiar.

A maioria das vítimas são mulheres de idades variadas e em sua minoria os homens.

Quem são os stalker e por que fazem isso?

muitas vezes são membros da família, ex-namorados, amigos e conhecidos, o stalker também pode ser um desconhecido que persegue a vítima somente por acha-la atraente, bonita ou interessante.

O stalker tem um instinto psicopata, com problemas psicológicos e sociais, eles muitas dàs vezes não percebem o que estão fazendo ou não querem entender, eles simplesmente agem por impulso, tendo atos irreversíveis e hediondos.

Os motivos são diversos, alguns deles podem ser, o fim do relacionamento, dívidas, brigas passadas, amor não correspondido e por perda de empregos. Também existe o stalker que persegue a vítima por interesse, amor ou desejo pela pessoa, mesmo sem conhece-la.

Stalker

Stalker’s perante a Lei

Hoje em dia existem diversas leis, mesmo que não sejam diretamente ligadas ao caso dos stalker. As leis em outros países são bastantes graves, tendo prisão por longos anos ou a taxa de multa.

O estado norte-americano da Califórnia, nos Estados Unidos, aprovou a primeira medida contra a prática em 1990. O país seguiu o exemplo, assim como Canadá, Austrália, Reino Unido e outros países europeus.

No Japão existe um grupo especial que investiga casos de perseguições, ou seja, depois de dados levantados pelo país, foi comprovado que o número de casos com vítimas estava aumentando e a medida foi adotada como serviço legal perante a lei, o esquadrão é formado por um time de 80 especialistas, tendo o sistema baseado em denúncias, o time terá total liderança, tendo o poder de classificar o grau de gravidade do caso e podendo dar advertências e até prisão ao stalker.

Em 2013, a Agência Nacional de Polícia do Japão registrou 19.920 denúncias contra os stalkers, um aumento de 36,3 % em relação a 2011. Três casos resultaram em homicídio ou tentativa de homicídio, nove em estupro, 141 em lesão corporal e 270 em invasão de domicílio.

Enkou

Tipos de Stalker

Os termos podem não estar corretos, mas o que vai prevalecer é a interpretação, e claro que pode haver outros tipos.

Stalker perseguidor: O perseguidor é aquele que segue a vítima, a observando de canto a canto, marcando os horários que a vítima sai, e não havendo nenhum contato entre vítima e perseguidor.

Stalker intimidador: O intimidador é aquele que persegue suas vítimas e as intimida quebrando itens da pessoa, dando puxões de cabelo e podendo haver violência física.

Stalker psicopata: Como o termo sugere, é o perseguidor que segue suas vítimas, tendo uma junção do perseguidor e do intimidador, o stalker psicopata é aquele que persegue as vítimas para mata-las, muitas vezes sendo o namorado ou o ex-namorado.

Stalker apaixonado: O termo pode parecer estranho, mas é exatamente isso, também existem aqueles que perseguem as pessoas por ama-las, ter medo de se confessar, por afeição, complexos e por ser uma pessoa que fez parte de seu passado, considerado o menos perigoso desta lista.

Espero que este artigo tenha ajudado você a entender mais sobre o assunto e o significado deste termo.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?