APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Japonês ou Inglês? Qual aprender? Qual o mais difícil?

Nesse artigo vou explicar quais dos dois idiomas é melhor para você estudar. Vamos ver qual é o mais difícil, japonês ou inglês? Vamos ver também quais suas diferenças e as vantagens de estudar ambos os idiomas.

Japonês? Por que japonês? Por que um idioma tão inútil? Por quê não inglês, espanhol, francês...". Essa é uma das respostas que você recebe das pessoas quando diz "Eu estou aprendendo japonês".

Para as pessoas, inglês é um idioma insubstituível, que é considerado mais importante que qualquer outro idioma. Veja como aprender japonês pode ser bom para você, e até mais fácil que aprender o idioma inglês.

Japonês mais fácil que inglês

Eu pessoalmente acho japonês mais fácil que inglês. Alguns devem assustar e contradizer minha opinião, mas essa é a realidade. Na minha opinião japonês é mais fácil que inglês, que é mais fácil que o próprio português.

A única dificuldade do idioma japonês está na escrita, mas isso se torna satisfatório quando você domina grande parte dela. De resto, japonês é um idioma simples e direto, sem muitas frescuras gramaticais, apenas com um pouco de formalidade.

Eu pessoalmente acho o inglês mais difícil por um único e principal motivo: Pronúncia. O português se assemelha muito mais do japonês na pronúncia, por isso acho muito mais fácil aprender a falar japonês que inglês.

Claro que provavelmente uma pessoa vai aprender mais rapidamente o inglês, mas não acho ele mais fácil. Tanto que a maioria dos japoneses e brasileiros não falam inglês corretamente ou nem se quer tenta aprende-lo.

Japonês ou inglês? Qual aprender? Qual o mais difícil?

O inglês é muito mais fácil que o português por causa de sua gramática simplificada. O japonês é ainda mais fácil, sem plural, sem conjugações complexas e até mesmo a escrita pode facilitar sua compreensão de uma leitura de texto.

A forma de pensar dos japoneses são bem mais simplificadas, específicas e diretas que os outros idiomas. Já tentou aprender a língua de sinais? O idioma japonês é parecido com a língua de sinais brasileira.

As vantagens de estudar japonês e inglês

O que acha de estudar ambos os idiomas juntos? Existem muitas vantagens, algumas citadas no artigo sobre inglês, japonês e português, serem uma combinação perfeita. Vamos rever alguns desses pontos?

O Japão foi ocidentalizado recentemente, então o idioma inglês influenciou fortemente o idioma japonês. Diversas palavras que os japoneses desconheciam foram criadas a partir do idioma inglês, isso facilita o aprendizado de ambos os idiomas.

Acredita-se que existem mais de mil palavras de origem inglesa escrita com alfabeto katakana estão presentes no idioma japonês. Até mesmo outros idiomas como português, francês e espanhol, tiveram forte influência em algumas palavras.

Japonês ou inglês? Qual aprender? Qual o mais difícil?

Se você sabe português e quer aprender novos idiomas, o japonês e inglês casam bem juntos. Ao fazer isso você vai acabar percebendo que o japonês é bem mais fácil que o inglês e ver como eles combinam.

Não aprenda um idioma pela obrigação

Pergunte para alguém que esteja aprendendo inglês o motivo de estar estudando o idioma. Ela dirá coisas como:

  • Porque quero ter um bom trabalho;
  • Porque eu preciso entrar em uma faculdade;
  • Porque meus pais me obrigam;
  • Porque esse é um idioma útil;
  • Porque é o idioma mais falado no mundo todo;
  • Outros;

Se você prestar atenção, vai ver que esses motivos estão totalmente ligados a algo externo à você. A motivação dessas pessoas para aprender inglês não vem de dentro delas.

Elas apenas aprendem por obrigação. Por isso muitos tentam aprender inglês e não conseguem. Falta motivação, desejo e esforço. Aqueles que estudam japonês geralmente querem aprender pelos seguintes motivos:

  • Porque gosto de animes;
  • Porque gosto da cultura;
  • Porque acho interessante;
  • Porque as japonesas são bonitas;
  • Porque quero entender RPGs e novels em japonês;
  • Porque tenho uma namorada japonesa;
  • Porque gosto de J-pop (ou vocaloid);

Todos esses motivos estão ligados à um sentimento forte dentro da pessoa, uma motivação interior, você! Pode parecer motivos ridículos, mas são coisas que temos um forte sentimento por elas, que nos motivam bastante a seguir em frente no aprendizado.

Japonês ou inglês? Qual aprender? Qual o mais difícil?

A palavra "gostar" tem um sentido muito mais profundo do que você imagina. Creio que gostar pode ser sinônimo de "amar", só que a palavra "gostar" não dá uma intensidade tão forte quanto a palavra "amar".

Essas pessoas tem mais sucesso ao estudar o idioma. Por isso, aprenda o que desejar e não o que outros falam. Eu também gostei muito das palavras da professora de coreano 바보 (AiLeen), que diz:

"Se o incentivo para fazer algo foi genuíno e vier de dentro para fora, as chances de a empreitada ser um sucesso aumentam exponencialmente!"

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Japonês ou inglês? Qual aprender? Qual o mais difícil?
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Não existe idioma inútil

As pessoas dizem que japonês é inútil, não lhe ajudará para nada. Porém, elas estão completamente erradas! Não existe idioma inútil, essa ideia é um absurdo.

Todo idioma tem alguma utilidade. O idioma catalão por exemplo:

O idioma catalão é muito pouco falado (Pouco mais de 11 milhões de falantes). Derivado do espanhol, latim e francês, ele é falado em Barcelona e em algumas partes da Espanha e em outros lugares da Europa.

O que você pode fazer falando catalão? Muitas coisas. Você pode viajar para Barcelona, estudar a origem do catalão, além de estar estudando uma língua bem antiga. Catalão foi um idioma que dominou muitas regiões na Europa.

Japonês ou inglês? Qual aprender? Qual o mais difícil?

Então, lembre-se de que para aprender um idioma, temos que ter um motivo forte, profundo. Não basta encarar o idioma como uma simples obrigação. Sabendo japonês, você pode até concorrer à bolsas de estudo no Japão! Isso seria uma oportunidade única.

Claro que, inglês também é indispensável. Sabendo inglês, muitas portas serão abertas, além de ajudar no aprendizado de outros idiomas. Recomendamos ler também nosso artigo sobre cursos de inglês online.

O problema é que a maioria das pessoas aprende este idioma apenas por obrigação, e não porque gostam do inglês. Se você não gosta do inglês, raramente vai ter resultados!

Enfim, não interessa que idioma você está estudando, independentemente do número de falantes do idioma, se você tem uma motivação forte, será o suficiente para te gerar motivação para aprender e estudá-lo. Bons estudos;)

Por onde Começar?

Se ainda está na dúvida sobre aprender japonês, ou não sabe por onde começar, abaixo vamos recomendar alguns livros e cursos de iniciante. Lembrando que você sempre tem os artigos de nosso site como grande gama de conteúdo gratuito.

Você pode dar uma olhada em nosso artigo sobre cursos de japonês online. Existem cursos completos que se assemelham a uma universidade, já outros são baratos e básicos, mas te ajudam a ter uma compreensão melhor do idioma.

Temos o curso do Kenji Sensei que custa menos de 150 reais e ensina usando Animes e Mangás. Também temos um com a Monica Velozo, o Clube de Japonês Nihongo Kakumei que custa menos de 50 reais mensais, com conteúdo ilimitado para todos os níveis.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?