APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Izanagi e Izanami – Deuses criadores do Japão

As histórias dos deuses Izanagi e Izanami, sendo que Izanagi significa ''Aquele que é convidado'' e Izanami ''Aquela que convida'', são histórias contadas pelos livros Nihongi e Kojiki criados no século VIII por volta dos anos 710 há 720, esses dois livros contém histórias de lendas mitológicas e também relato de eventos históricos do século VIII. Basicamente a mitologia japonesa explica a criação do mundo, como surgiram os deuses e a origem dos imperadores japoneses.

O surgimento de Izanagi e Izanami

Depois da criação do céu e da terra os deuses superiores deveriam se juntar-se a uma reunião para debater e decidirem sobre qual seria o destino da terra, foi assim que os deuses superiores chegaram a uma conclusão de gerar a presença de dois seres divinos à existência e eles os chamaram de Izanagi e Izanami, esses dois deuses representariam a terra e o céu. Os deuses superiores deram a eles uma lança chamada de Amenonuhoko e os propuseram a criar seus próprios lares.

Izanagi e Izanami foram até a ponte flutuante do céu e balançaram a lança do céu (amenonuhoko) no oceano. Depois que eles tiraram a lança da água, as gotas que pigavam no oceano formaram uma ilha chamada de ''Onogoro-Shima''. Nesta ilha eles ficaram apaixonados um pelo outro e decidiram se casar e terem filhos. Portanto eles criaram uma cerimônia de casamento e criaram também uma coluna sagrada que contornaram em direções diferentes, sendo que Izanagi foi pela direita e Izanami foi pela esquerda.

Após o casamento o casal teve dois filhos Hiruko e Awashima. Ambos nasceram imperfeitos e foram colocadas em um barco que foi levado pelas correntezas de Onogoro-Shima. O casal decidiu pedir explicações aos deuses superiores e eles diseram que a iniciativa do encontro sexual tinha que vim de Izanagi e não da Izanami.

Izanagi e izanami

A morte de Izanami e o submundo

Então Izanagi e Izanami seguiram essa indicação dos deuses superiores e nasceram inúmeras divindades que várias delas são muito populares atualmente, ela também deu a luz as ilhas que formam o Japão. O deus do fogo Kagutsuchi, foi o último filho a nascer, pois logo após o nascimento de Kagutsuchi, ele acabou queimando Izanami que assim acabou morrendo. Mas mesmo morta o corpo de Izanami continuou a gerar dezenas de deuses.

Com muita raiva e ódio do filho, Izanagi decapitou Kagutsuchi com uma espada. Ao levantar a espada, as gotas de sangue do deus do fogo que derramaram da espada geraram oito deuses e do corpo morto surgiram oito divindades da montanha.

Aflito Izanagi então vai ao Yomi (inferno) para tentar trazer Izanami de volta a vida. Não demorou muito tempo para ele acha-lá, ela estava na porta dos infernos. Izanami exigiu que Izanagi ficasse esperando longe o suficiente para ele não ser capaz de enxerga-la na escuridão. Izanami disse ao Izanagi que já era tarde demais pois ela já tinha comido a comida de Yomi. Izanagi abalado com a notícia concordou em retornar para o mundo superior. Como ato de despedida, pediu para deixá-lo dormir na entrada do submundo perto dela. E Izanami dormia calmamente mas Izanagi não conseguia dormir pois ele ia viver sem a companhia de sua amada mulher.

Izanagi decide ver o rosto de sua mulher pela última vez antes de voltar ao mundo superior. Então enquanto ela dormia pegou um prendedor de pauzinhos que prendia o cabelo de Izanami e ateou fogo no prendedor para servir como uma tocha e a luz da tocha iluminou todo o local. Izanagi ficou espantado e enojado ao ver que sua mulher Izanami estava em decomposição e cheia de vermes, serpentes e outras criaturas demoníacas perambulando em seu corpo.

Izanagi e izanami

A fúria de Izanami

Izanami ficou furiosa com o atrevimento de seu marido. Mandou deuses do trovão, mulheres horrendas e um exército inteiro de soldados do Yomi para elimina-lo. Ao conseguir fugir de todas essas criaturas demoníacas, Izanagi fecha a passagem que liga o submundo ao mundo superior com uma rocha enorme e então Izanami do outro lado da rocha fala com Izanagi e os dois terminam o seu casamento. Izanami promete a Izanagi que mataria mil homens em uma noite. Então Izanagi afirma que fará surgir 1.500 homens. E deste então Izanami representaria a morte, por causa do seu orgulho e sofrimento.

Depois desses acontecimento Izanagi foi se purificar no mar, pois se sentiu um pouco desonrado. Durante esse processo foi gerado vários deuses malignos com a sujeira e impurezas do seu corpo. Ao lavar o seu rosto surgiram os deuses mais importantes como: Amaterasu (a deusa do sol) que nasceu a partir de seu olho esquerdo, Tsukuyomi (o deus da lua) de seu olho direito e do seu nariz surgiu Susanoo (o deus dos mares e das tempestades).

Existem dezenas de histórias de deuses que surgiram a partir de Izanami e Izanagi e essas histórias são fantásticas. As lendas mitológicas do Japão são ótimas e existem referências delas em toda parte, seja em animes, jogos e outros. Esperamos que esse artigo tenha servido como fonte de conhecimento sobre o assunto.

Recomendamos ler também: 

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?