APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

8 Alimentos e Receitas de Soja do Japão

Você conhece os produtos e alimentos do Japão derivados de Soja? Todos sabem que a soja oferece inúmeros benefícios à saúde, por isso os japoneses conseguem manter sua pele novinha e passar dos 100 anos.

A soja é um alimento que não agrada à maioria, tanto pelo gosto, ou pelos depoimentos generalizados. O fato é que isso não acontece na Ásia e principalmente no Japão.

Soja em japonês é chamada de daizu [大豆] e está muito presente na culinária japonesa. Neste artigo também iremos mencionar outros alimentos que não são de origem japonesa, mas que são a base de soja.

Recomendamos ler: O segredo da beleza, magreza e longevidade japonesa

Shoyu - Molho de Soja Japonês

Shōyu [醤油] é um molho fabricado a partir de uma mistura de soja, cereal torrado, água e sal marinho e está presente em quase toda culinária japonesa. Existem diversos tipos de molho de soja, desde o doce ao salgado.

O molho de soja shoyu pode ser usado na sobremesa, na carne, no Sushi, no arroz, em qualquer coisa. No Japão são criados diversos alimentos que usam o molho de soja como ingrediente, até mesmo chocolates e salgadinhos.

Alimentos do japão, derivados de soja

Natto - Soja Fermentada

Natto (なっとう | 纳豆) - Natto é feito de soja fermentada e se caracteriza por um cheiro forte e aparência pegajosa. Este é um alimento amplamente consumido no Japão, especialmente no café da manhã, misturado com arroz branco e ovo cru. Ele é bastante rico em proteínas, e foi uma grande fonte de nutrição no Japão feudal.

Natto é feito de soja fermentada e se caracteriza por um cheiro forte e aparência pegajosa. Este é um alimento amplamente consumido no Japão, especialmente no café da manhã, misturado com arroz branco e ovo cru. Ele é bastante rico em proteínas, e foi uma grande fonte de nutrição no Japão feudal.

Alimentos do japão, derivados de soja

Tofu - Queijo de Soja

Tofu [豆腐] é um alimento produzido a partir da soja. Tem uma textura firme parecida com a do queijo, sabor delicado, cor branca cremosa e apresenta-se sob a forma de um cubo branco.

Ele é até mesmo chamado de queijo de soja, O processo de fabricação é a partir do leite de soja. Na culinária asiática o tofu é usado em todo o tipo de receitas, tanto doces como salgadas. Pode ser comido cru, frito, cozido em sopas ou em molhos, cozido a vapor, recheado com diferentes ingredientes, ou fermentado como pickles.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

8 alimentos e receitas de soja do japão
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Missoshiru - Sopa de misso

Sopa de missô ou missoshiru [味噌汁|] é um prato consumido costumeiramente com frequência pelos japoneses. Normalmente é preparado com soja, hondashi, tofu, cebolinha; algumas vezes acrescentam-se outros legumes.

O "misoshiru" é servido antes do prato principal e deve ser consumido quente. A palavra "missoshiru" tem como significado caldo de soja fermentada, formada por duas palavras onde misso significa "soja fermentada" e shiru significa "caldo".

Esse é um dos pratos mais saudáveis do Japão e faz parte da dieta japonesa no café da manhã, almoço e janta. Existem variações com carne de porco chamado de tonjiru e muitas outras, todas são suculentas e deliciosas.

Recomendamos ler:

Alimentos do japão, derivados de soja

Outros alimentos derivados de soja

Leite de Soja - Uma bebida feita a partir dos grãos de soja. Ele ajuda a reduzir a gordura corporal e é uma opção para quem tem problemas com colesterol ou alergia a leite. Pode não ser muito popular no Brasil, porém no Japão tem um consumo até alto tanto puro como na culinária.

Edamame [枝豆] - Literalmente Soja Verde, é um preparado feito com grãos de soja ainda na vagem, habitualmente encontrado no Japão, Havaí, China e Coreia. As vagens são fervidas em água com condimentos (como sal) e servidas inteiras.

8 alimentos e receitas de soja do japão

Okara - Não é bem um alimento, mas é um resíduo que sobra do processo de criação de leite de soja, ou de outros leites vegetais. Depois do processo de criação a fibra e alguns nutrientes residuais ficam no filtro da Máquina de leite de soja, dando origem à okara. A okara pode ser utilizada para enriquecer sopas, juntar na massa do pão, almôndegas, hambúrgueres e outros alimentos.

Tempeh - é um alimento fermentado com um fungo do gênero "Rhizopus", a partir de sementes de soja branca da Indonésia, com um aroma a nozes e uma textura densa e ligeiramente carnuda. Constitui um alimento forte, com um sabor mais intenso que outros derivados da soja.

Tempeh tempe. Jpg

Bem, isso é apenas o básico, porque basicamente na maioria das receitas e comidas japonesas, se usa alguma coisa a base de soja, nem que seja um shoyo ou tofu. Tornando-se assim soja um ingrediente indispensável na culinária japonesa.

É incrível como os japoneses conseguem fazer algo que eu particularmente acho ruim, em um alimento saboroso e delicioso. O que você acha da soja na culinária japonesa? Agradecemos seus comentários e compartilhamentos.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?