APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Hinomaru – Significado da Bandeira do Japão

A bandeira do Japão é apenas um fundo branco com um círculo vermelho chamada de Hinomaru. Qual a história e segredo por trás dessa simples bandeira japonesa? Neste artigo, vamos ver tudo sobre a bandeira que representa o sol nascente e suas variações.

A bandeira do Japão tem um formato retangular branco com um grande disco vermelho no centro com tamanho de 2:3. Ela é oficialmente chamada de Nisshōki [日章旗] que significa bandeira do sol, mas é comumente conhecida como Hinomaru [日の丸] que significa disco solar.

A bandeira do Japão exibe um círculo que representa o Sol sendo utilizada desde 1870. O desenho é utilizado desde o século XII por samurais que desenhavam o círculo do Sol em leques chamados "gunsen". O Hinomaru começou a aparecer com frequência em batalhas de Sekigahara por volta de 1600.

Foto da bandeira do japão
Foto da Bandeira do Japão

Significado da Bandeira do Japão

A origem da bandeira é um pouco desconhecida. Algumas lendas afirmam que na época da invasão mongol durante o século XIII, um sacerdote budista chamado Nichiren deu uma bandeira com um círculo vermelho ao xogum.

Mas o principal significado da bandeira "Sol nascente" tem símbolo no Japão desde o século VII, um documento oficial do ano de 607 que foi enviado a Sui Yangdi (um imperador da China) começa com "do imperador do sol nascente".

Outro motivo para o uso do sol na bandeira, era o desejo de modelos simples e elegantes pelos guerreiros japoneses para refletir a condição culta dos samurais. O sol também é fortemente relacionado à família imperial pelo fato da mitologia atestar que o trono imperial descendia da deusa Amaterasu (deusa do sol).

A Bandeira também teve influência do nome do país, por isso recomendamos ler o seguinte artigo: Por que o Japão é chamado de “Terra do Sol Nascente”?

Hinomaru - tudo sobre a bandeira do japão

História da Bandeira do Japão

As primeiras bandeiras registradas no Japão datam do período de unificação no final do século XVI. As bandeiras pertenciam a cada Daimyo e eram usadas primariamente em batalhas.

A maioria dessas bandeiras que as famílias usavam era apenas uma cor com um desenho ao meio. Isso pode ter influenciado a simplicidade da bandeira japonesa. Até hoje os estados japoneses usam essa simplicidade nas suas bandeiras.

O Hinomaru foi oficializado em 1870 como uma bandeira comerciante, tornando-se a primeira bandeira nacional adotada no Japão entre 1870–1885. Os símbolos nacionais eram coisas estranhas aos japoneses.

Após a Segunda Guerra Mundial, a bandeira que era um símbolo militar, começou a ser criticada e deixada de lado até 1999 quando a lei sobre a Bandeira e o Hino Nacional foi passada escolhendo oficialmente o Hinomaru e o Kimigayo (hino) como símbolos nacionais do Japão.

Recomendamos ler também:

Curiosidades sobre a bandeira do Japão

Muitos pensam que a bandeira do Japão é vermelha e branca, mas, na verdade, o tom de vermelho da bandeira é um carmesim. Caso tente fazer uma bandeira com vermelho padrão, vai notar a enorme diferença.

Como já mencionado, a maioria das bandeiras do Japão possui um design simples, com uma cor sólida, acompanhada de um ícone centralizado. Algumas províncias possuem um símbolo referente a sua história, natureza, animal, brasão ou ideograma do nome.

Hinomaru - tudo sobre a bandeira do japão
Algumas bandeiras das províncias japonesas

A maior bandeira do Japão se encontra no santuário de Izumo, na prefeitura de Shimane. Ela mede exatamente 9m por 13.6m e está a 47 metros de altura, pesando absurdamente 49kg. Essa bandana pode ser amarrada na cabeça ou ao redor dela.

As hachimaki é outra maneira de mostrar a nacionalidade, trata-se de uma bandana com o círculo da bandeira japonesa no meio dela, com algumas frases motivadoras. O hachimaki pode simbolizar perseverança, esforço e coragem.

Recomendamos ler: Hachimaki – As tradicionais bandanas japonesas

Hinomaru - tudo sobre a bandeira do japão

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Hinomaru - significado da bandeira do japão
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Kimigayo - O curto Hino Nacional

Não podemos falar sobre bandeira do Japão sem citar pelo menos um pouco sobre o Hino Nacional da Nação. Kimigayo [君が代] é o hino nacional com a letra mais antiga do mundo, e também um dos hinos mais curto do mundo.

Recomendamos ler: Kimigayo – O curto Hino Nacional Japonês

Ele possui apenas 5 frases e 32 silabas, e foi originalmente um poema. Durante muito tempo o Kimigayo foi conhecido como o Hino do Japão, mas se tornou hino oficial apenas em 1999. Veja abaixo o pequeno Hino Nacional do Japão:

JaponêsRomajiTradução
君が代は
千代に八千代に
さざれ(細)石の
いわお(巌)となりて
こけ(苔)の生すまで
Kimigayo wa
Chiyo ni yachiyo ni
Sazare-ishi no
Iwao to narite
Koke no musu made
Que a monarquia do Imperador
dure por milhares e milhares de gerações,
Até que o pedregulho
se torne um rochedo
E os musgos venham a cobrí-lo.

Bandeira Imperial do Japão - Raios de Sol

A bandeira do sol nascente com círculo vermelho e dezesseis listras que simbolizam os raios do sol (Kyokujitsu-ki -旭日旗) tornou-se a bandeira oficial do Exército do Japão em 1870. Essas bandeiras foram usadas principalmente a bordo de navios de guerra e representavam o sol nascente expandindo cada vez mais sua luz sobre o mundo.

Essa bandeira que é às vezes muito apreciada por alguns estrangeiros, na realidade tem uma conotação negativa em diversos países da Ásia devido às inúmeras guerras que aconteceram. Até mesmo os japoneses se sentiram um pouco decepcionados, pela perda geral do orgulho nacional após a Segunda Guerra Mundial.

Leia também: História do Japão Imperial – Segunda Guerra Mundial e Queda

Bandeira do japão

Em 1870, bandeiras foram criadas para o Imperador e membros da família imperial. Primeiramente, a bandeira do imperador era ornada com um sol no centro de um modelo artístico. As bandeiras da carruagem eram um crisântemo monocromático, com 16 pétalas, no centro de um fundo monocromático.

Essas bandeiras foram descartadas em 1889 quando o Imperador decidiu usar o crisântemo em um fundo vermelho como sua bandeira. A bandeira do atual imperador é um crisântemo de 16 pétalas, coloridas em ouro, no centro de um fundo vermelho.

Existem algumas bandeiras parecidas com a do Japão. A bandeira de Bangladesh é semelhante ao do Japão, com um disco vermelho sobre um fundo verde. A bandeira de Palau também se assemelha a do Japão, embora seja um disco amarelo sobre um fundo azul-claro.

A bandeira do Japão nas escolas

Existia uma lei que obrigava as escolas a saudar a bandeira e cantar o hino em eventos, festivais e formaturas, os professores eram obrigados a incentivar os alunos a respeitar a bandeira.

Isso causou uma forte oposição da parte de professores que defendiam a liberdade de pensamento, crença e consciência dos alunos. Principalmente depois que o Imperador tornou-se o símbolo do Japão pela Constituição e perdeu todo o poder político.

Essa lei causou o suicídio de um diretor de escola em Hiroshima que não conseguia resolver a disputa entre o conselho da escola e seus professores sobre o uso do Hinomaru e do "Kimigayo". Felizmente hoje o país é livre de obrigações.

Espero que esse artigo tenha respondido algumas dúvidas sobre a bandeira do Japão. Se gostou, compartilhe o artigo e deixe seus comentários.

Perguntas envolvendo a Bandeira do Japão

O que significa as cores da Bandeira do Japão?

A bandeira do Japão tem apenas duas cores. A cor branca: simboliza a pureza. Já a cor vermelha: remete à sinceridade.

O que representa a bandeira do Japão?

O círculo da bandeira do Japão representa o Sol. Este simbolismo está enraizado na crença japonesa de que o Imperador é um descendente direto da deusa do sol Amaterasu.

É permitido usar a bandeira do Japão para fins comerciais?

O governo japonês tem regras específicas para o uso do Hinomaru: Ela não deve ser usada para fins publicitários ou comerciais.

Quais as regras para hastear a bandeira do Japão?

Ale deve ser hasteada do lado esquerdo de um navio ou edifício, e o círculo deve estar voltado para a direita. Não deve ser colocada de cabeça para baixo ou virada.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?